• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Calor segue intenso na maior parte do país; Nordeste tem alerta para temporais

Redação6 de fevereiro de 20254min0
calor-d6a4219-960x540
Onda de calor no Rio Grande do Sul deve causar temperaturas acima dos 40º graus

A primeira semana de fevereiro vai se encerrar com extremos climáticos. No Sul, a onda de calor que provocou temperaturas muito elevadas em todo o Rio Grande do Sul prossegue na quinta-feira (6) e só deve deixar o estado na segunda-feira (10). Na região Sudeste e Centro-Oeste, as instabilidades típicas do verão, ou seja, com dias em que há calor intenso e pancadas de chuva, começam a dar lugar tempo mais firme.

Já no Nordeste, em várias áreas do norte e leste da região, como os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e o centro-norte do Piauí e do Maranhão, o tempo fica instável. As condições meteorológicas são favoráveis para ocorrência de pancadas de chuva frequentes e volumosas.

Nas capitais Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís, há potencial para temporais, com raios e vento forte. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta para transtornos como  alagamentos, enchentes e risco de deslizamento de terra em áreas de encosta.

Banhistas se refrescam na Praia do Flamengo (RJ) durante semana com alerta de calor extremo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

Calor: Rio é a capital mais quente do Brasil

A onda de calor que atinge grande parte do estado do Rio Grande do Sul deve persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (10). A tendência é que os termômetros na região ultrapassem os 40°C. As áreas mais afetadas pelas altas temperaturas são toda a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado.

Na Rio de Janeiro, com a nebulosidade reduzida, o sol voltou com força: na quarta-feira (5) , a temperatura chegou aos 37,6°C na cidade, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, fazendo do Rio a capital mais quente do Brasil. Na cidade do Rio, a quinta-feira (6) promete ser mais um dia ensolarado e quente, com temperatura à tarde em torno dos 38°C.

O calor deve  aumentar em todo o estado do Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira (7). Para a capital, an podem ocorrer temperatura em torno dos 38°C os 39°C. A aproximação de uma frente fria pelo mar e volta a trazer condições para pancadas de chuva isoladas no fim do dia na região Serrana e na Baixada Fluminense, mas sem potencial para temporais. Não há previsão de chuva para a capital e nem para as demais regiões fluminenses.

Fonte: ICL Notícias

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *