Quais são as chances de um celular explodir no seu bolso? Veja riscos
A imagem de um celular explodindo no bolso da calça de uma mulher, enquanto ela fazia compras em Anápolis, Goiás, repercutiu nas redes sociais e acendeu um alerta para grande parte da população. Afinal, quais são os riscos do aparelho explodir ou pegar fogo? Apesar desses casos serem raros, existem maneiras de prevenir o incidente.
Veja quais:
Segundo a Engehall, maior canal de cursos elétricos, a maioria dos smartphones e iphones são feitos com mecanismos de segurança que tornam esses acidentes incomuns, mas alguns fatores podem aumentar as chances de casos como o de Goiás acontecerem.
O 1º alerta é em relação às baterias defeituosas, que geralmente já vem com o problema de fábrica. As baterias como as de lítio são sensíveis ao calor extremo e podem inflamar se estiverem com defeitos. Usar carregadores falsificados, sem certificação do fabricante, também é um risco e pode sobrecarregar a bateria.
Outro alerta é sobre o carregamento de celulares em locais quentes ou deixá-los expostos ao sol. Alguns aparelhos, como o Iphone, até avisam quando estão superaquecidos. Quando a temperatura interna do dispositivo atinge níveis perigosos, a bateria pode explodir.
Verificar o estado da bateria é outro ponto importante. Se ela estiver inchada ou descarregando muito rápido, troque-a. Evite também quedas e danos do seu aparelho porque se eles acontecerem com frequência podem danificar a bateria.
Por fim, não ignore qualquer cheiro de queimado que o seu celular apresentar.
O registro do acidente de Goiás mostra que a mulher ficou desesperada ao perceber que o celular estava pegando fogo. O marido da vítima contou que a mulher teve queimaduras de 1º e 2º graus e foi encaminhada para o hospital.
Veja vídeo:
View this post on Instagram
Fonte: O Tempo