Chances de um asteroide cair na Terra em 2032 aumentaram
A Agência Espacial Europeia (ESA) aumentou a probabilidade do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032. As chances de impacto, que eram de 1,2% em janeiro, subiram para 2%. A ESA monitora constantemente a trajetória do asteroide, que tem entre 40 e 90 metros de diâmetro, e utiliza telescópios avançados, como o James Webb, para refinar as estimativas de tamanho e risco.
O possível impacto está previsto para 22 de dezembro de 2032, mas a ESA ressalta que há quase 99% de chance de o asteroide passar pela Terra sem colidir. Ainda assim, a agência está em alerta, já que um objeto desse tamanho pode causar danos significativos em uma região.
O 2024 YR4 foi descoberto em dezembro de 2024 e está sob observação prioritária. A ESA trabalha em conjunto com a NASA e outros grupos internacionais para monitorar o asteroide e planejar possíveis respostas, caso o risco aumente. A probabilidade de impacto pode cair para zero com novas observações, mas, por enquanto, o 2024 YR4 permanece no topo da lista de asteroides potencialmente perigosos.