• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Calor extremo: qual é a sensação térmica máxima suportada pelo corpo?

Redação14 de fevereiro de 20253min0
calor_384682346
A possibilidade de experimentar uma sensação térmica de até 70ºC em algumas cidades, especulada nos últimos dias, foi desmentida por meteorologistas.

No entanto, o assunto gerou uma dúvida importante em meio às ondas de calor que têm afetado o Brasil: qual é a sensação térmica máxima suportada pelo corpo?

Estudos apontam que uma pessoa saudável e jovem não consegue sobreviver por mais de seis horas enfrentando uma combinação de 35ºC de temperatura e 100% de umidade, como relata a MetSul. Nessas condições, o suor não evapora mais, afetando o principal mecanismo de resfriamento do organismo, resultando em insolação e falência de órgãos.

Conhecida como “temperatura de bulbo úmido”, essa marca foi registrada em poucas ocasiões, mas sem ultrapassar mais de duas horas, em regiões como o Golfo Pérsico e o Sul da Ásia. Mas há outras pesquisas que sugerem um limite de temperatura máxima suportada pelo corpo ainda menor.

Um experimento reunindo jovens saudáveis conduzido pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indica que a temperatura de bulbo úmido acontece em um local cujas condições combinem 31ºC de temperatura e mais de 50% de umidade, ou o equivalente a 38ºC com 60% de umidade. Em valores acima desses, há um aumento considerável de riscos de insolação e exaustão térmica, segundo a pesquisa.

Públicos mais vulneráveis

Em situações de calor extremo, quando a sensação térmica fica ainda mais alta, as crianças pequenas estão entre as pessoas mais vulneráveis, devido à dificuldade para regular a temperatura corporal. Com menor quantidade de glândulas sudoríparas, os idosos também fazem parte do grupo de risco.

Nas mortes relacionadas às ondas de calor na Europa, nos últimos anos, 90% envolveram pessoas com mais de 65 anos, como destaca o serviço de meteorologia. Populações pobres e trabalhadores expostos ao Sol, sem hidratação adequada e acesso a lugares climatizados, são outros públicos vulneráveis.

Um dos registros recentes de sensação térmica alta e perigosa aconteceu na cidade de Asaluyeh, no Irã, em 16 de julho de 2023. Na ocasião, a temperatura de bulbo úmido chegou a 33,7ºC, com sensação de calor de 66,7ºC por volta das 12h30.

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *