Final de semana promete temperaturas altas; onda de calor vai se prolongar até dia 24
Diversas capitais do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste devem seguir registrando temperaturas acima da média neste final de semana. Uma nova previsão alerta para temperaturas de até 7°C acima do esperado para o mês de fevereiro. A onda de calor deve se estender até pelo menos 24 de fevereiro.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a máxima pode chegar a 39°C no domingo (16). Longe de acabar, a onda de calor terá seu pico entre terça e quarta-feira (17 e 18) da semana que vem. Ao todo, em nove estados e o Distrito Federal, o calor segue firme e as temperaturas se mantém elevadas: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Piauí.
Calor só deve amenizar na outra semana
No Sudeste todas as capitais têm chance de atingir o recorde de calor para 2025 nessa onda de calor entre o sábado (15) e quarta-feira (18).
São Paulo, parte do Sudeste e do Centro-Oeste podem ter chuvas fortes (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
No Sul, o tempo deve ficar instável devido a uma frente fria que passa pela região. A frente que começou a se formar na terça-feira (11), provoca temporais do leste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com até 100 milímetros de chuva por dia. O Inmet emitiu alertas para risco de deslizamentos e transbordamento de rios.
No litoral sul de São Paulo e no centro-leste paulista, incluindo a capital, por conta que uma zona de baixa pressão que deve se formar ao longo do dia na costa, o tempo pode ficar mais instável. O sistema, no entanto, não avança sobre o país, mas pode trazer mais umidade para o estado de São Paulo.
Para a cidade de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul estão previstas pancadas de chuvas.
Fonte: ICL Notícias