• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Estudo aponta que Brasil terá carência de 235 mil professores de educação básica até 2040

Redação22 de fevereiro de 20255min0
escola-46c3ee2ade
Para Sílvia Colello, professora sênior da pós-graduação da Faculdade de Educação (FE) da USP, a desvalorização da profissão é um dos grandes fatores para o problema do desinteresse e do desânimo

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), até 2040, o Brasil poderá ter uma carência de 235 mil professores da educação básica.

O levantamento foi feito a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, que mostra que o porcentual de novos alunos em cursos de Licenciatura com até 29 anos caiu de 62,8%, em 2010, para 53%, em 2020. Dados de 2010 a 2020, mostram o crescimento no ingresso em graduações envolvendo o ensino. Ao todo foram 53,8%, enquanto para outros cursos o crescimento foi de 76%.

Segundo Sílvia Colello, professora sênior da pós-graduação da Faculdade de Educação (FE) da USP, a desvalorização da profissão é um dos grandes fatores para o problema do desinteresse.

“O maior problema é a desvalorização da profissão docente no Brasil. O que, na prática, se reflete numa baixa remuneração. Para que a gente possa ter uma ideia, na média, os professores ganham muito menos do que outros profissionais que têm o mesmo grau de escolaridade. (…) Precisamos ver também as condições de trabalho, tanto materiais quanto as condições humanas, pois, muitas vezes, esse professor tem uma carga maciça de trabalho e sem apoio da gestão escolar”, explica a professora.

Entre preparar aulas, corrigir provas e levar uma grande quantidade de trabalho para casa, esses momentos fogem da contabilidade da carga horária, tornando o ato de ensinar não só mal remunerado, como também custoso e cansativo, como explica Sílvia.

“A gente tem a impressão de que muitos professores trabalham meio período, por exemplo, mas na verdade ele acaba preenchendo grande parte do seu tempo fora da escola com a preparação desses trabalhos, correção de provas e atividades.

Envelhecimento

Entre 2009 e 2021, o número de professores em início de carreira, com até 24 anos, caiu de 116 mil para 67 mil, uma retração de 42,4%. Enquanto isso, o porcentual de docentes do ensino básico com 50 anos ou mais cresceu 109% no período.

Os dados levantam preocupações sobre o futuro da educação do País, que, apesar de se apresentar estável, com cerca de 2,2 milhões de professores atualmente, choca-se com as projeções, que indicam que o Brasil chegará a 2040 com somente 1,74 milhão de professores.

Conforme Sílvia, o campo das Exatas e Biológicas serão os mais afetados.

“Essas áreas são mais fáceis de encontrar outras ocupações. Para dar um exemplo, aquele professor de matemática acaba escapando para a área econômica. Aquele professor de biologia acaba escapando para a área farmacêutica, por exemplo, e por aí vai”, detalha ela. E a preocupação prova-se verdadeira, pois a pesquisa mostra que o número de alunos que concluiu o curso de Licenciatura em biologia entre 2016 e 2020 caiu 21,3%. Em química, a redução ficou em 12,8% no período e, em letras, 10,1%.

Segundo a professora, políticas como “valorização da profissão docente atrelada ao aumento significativo do peso do piso salarial, à melhoria das condições de trabalho dentro da escola, mas também tudo o que diz respeito à gestão educacional e ao incentivo e ao estabelecimento e desenvolvimento de planos de carreira para que o professor tenha a oportunidade de se especializar cada vez mais, de atuar cada vez de uma melhor forma, de conseguir melhores resultados e obviamente mais realização profissional e pessoal” são necessárias para a valorização do professor e para o fim da exaustão docente.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *