Veja 20 cursos superiores para se formar em dois anos
Ingressar no ensino superior certamente é uma escolha edificante, muitas vezes obrigatória para aqueles que desejam alcançar sua carreira dos sonhos. No entanto, o caminho pode ser muito desafiador. Equilibrar os estudos com a correria do dia-a-dia, trabalho, contas e filhos pode ser extremamente estressante.
Passar por tudo isso sabendo que o diploma está a, pelo menos, quatro longos anos de distância pode ser desencorajador. Felizmente, existem opções de cursos no qual é possível se formar na metade desse tempo, em apenas dois anos.
Esses cursos são conhecidos como “tecnólogos” e são uma ótima opção para quem tem pressa para se formar e entrar no mercado de trabalho. São cursos mais focados em aulas práticas, oferecendo laboratórios e estágios para que os alunos tenham a oportunidade de aplicar o seu aprendizado na vida profissional.
Diferente dos cursos técnicos, a formação de tecnólogo é de nível superior e oferece um aprendizado mais aprofundado e especializado.
Cursos tecnólogos tem uma duração média de 2 anos (Foto: Reprodução)
Veja 20 áreas de estudo oferecidas pelos cursos tecnólogos:
Formações em tecnólogos abrangem diversas áreas do conhecimento, que se aplicam em inúmeros setores do mercado. Veja alguns exemplos:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Comércio Exterior
- Design de Interiores
- Design de Moda
- Design Gráfico
- Estética e Cosmética
- Gastronomia
- Gestão Comercial
- Gestão de Qualidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Hotelaria
- Logística
- Marketing
- Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais
- Produção Multimídia
- Redes de Computadores
- Segurança Pública
- Tecnologia da Informação
- Produção Audiovisual
Como ingressar
Antes de tudo, para se matricular num curso tecnólogo basta ter concluído o ensino médio. Tendo o diploma em mãos, os interessados deverão pesquisar sobre as instituições, as formações oferecidas, os horários, preços, etc, e escolher uma que mais se aproxime do seu perfil e melhor se adeque às suas necessidades.
Feita a escolha, será necessário se informar sobre as formas de ingresso. Algumas instituições podem exigir a realização de um vestibular ou a apresentação de uma pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto outras podem ter processos seletivos específicos.
Fonte: ICL Notícias