Crise alérgica no outono? Exame de sangue identifica os causadores
O outono chegou, e com ele, o aumento dos casos de alergias respiratórias. O tempo seco, a maior circulação de poeira e o contato frequente com ácaros e mofo tornam essa época do ano um desafio para muitas pessoas. Esses fatores contribuem significativamente para o surgimento de reações alérgicas, afetando a qualidade de vida.
Os sintomas das alergias de outono, como outros típicos das mudanças sazonais de clima1, podem ser de moderados a graves, ocorrendo tanto em ambientes externos quanto internos. Alguns sinais e sintomas comuns de alergias de outono são: coriza, olhos lacrimejantes, espirros, tosse, chiado no peito, dores de cabeça, coceira nos olhos, nariz e garganta e olheiras.
Descobrir o que provoca as crises para poder tratar os sintomas de forma eficaz é essencial para ter mais qualidade de vida. O ImmunoCAP™, teste da Thermo Fisher Scientific, oferecido de forma integral em todo território nacional pela rede Dasa, é um exame de sangue capaz de testar a sensibilização a mais de 500 alérgenos diferentes, incluindo, por exemplo, pólen, poeira, ácaros e pelos de animais. Com apenas uma amostra de sangue, o teste detecta a presença da imunoglobulina E (IgE específica), responsável por desencadear reações alérgicas. A metodologia é reconhecida internacionalmente como padrão-ouro no diagnóstico de alergias e agora está disponível em mais de 45 laboratórios da Dasa, distribuídos por 14 estados e no Distrito Federal.
Além das alergias respiratórias, o exame também pode detectar alergias alimentares, uma condição que afeta de 200 a 250 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 2. Identificar precocemente os gatilhos de alergias alimentares é essencial para evitar reações adversas.
“A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias que normalmente não causariam problemas. No outono, há um aumento na exposição a alérgenos como mofo, ácaros, pólen das flores, além de mudanças de hábitos, como maior tempo em ambientes fechados e menor ventilação. Com o ImmunoCAP™, conseguimos identificar exatamente quais substâncias estão causando as reações alérgicas, permitindo um tratamento mais direcionado e eficaz”, explica Lígia Machado, alergista da Dasa.
O impacto das alergias respiratórias é significativo: de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) 3, até 40% da população brasileira pode ser afetada por rinite alérgica, condição que pode prejudicar a qualidade de vida e a produtividade. A doença não é contagiosa e pode ter fator hereditário. Um bebê que tem pais alérgicos terá aumentada de 50% a 70% a chance de desenvolver uma doença alérgica, inclusive a rinite. A rinite alérgica é mais comum após os 2 anos de idade e atinge cerca de 25% das crianças.
“A tecnologia do ImmunoCAP™ revoluciona o diagnóstico de alergias ao permitir uma avaliação completa com apenas uma coleta de sangue. Isso reduz a necessidade de múltiplos testes e possibilita uma abordagem mais eficiente para o médico e mais conforto para o paciente”, destaca Janaina Araujo, farmacêutica e gerente de Marketing da Thermo Fisher Scientific.
Com o aumento dos casos de alergia nesta estação, a possibilidade de um diagnóstico preciso pode fazer toda a diferença. O exame já está disponível na rede Dasa e pode ser solicitado por médicos especialistas para auxiliar no diagnóstico e definição do melhor tratamento.
Referências
- O que são alergias sazonais – https://www.thermofisher.com/allergy/wo/pt/allergy-types-symptoms/seasonal-allergies.html
- Ministério da Saúde – Superandos obstáculos da alergia alimentar! – https://bvsms.saude.gov.br/superando-obstaculos-da-alergia-alimentar-23-a-29-6-semana-mundial-da-alergia/#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,%25%20a%2010%25%20dessa%20popula%C3%A7%C3%A3o.
- Rinite e asma estão entre as alergias mais prevalentes na população brasileira – ASBAI – https://asbai.org.br/quais-as-principais-alergias-respiratorias-no-brasil/
https://asbai.org.br/rinite-e-asma-estao-entre-as-alergias-mais-prevalentes-na-populacao-brasileira/
*A utilização desses produtos para fins de diagnóstico é de inteira responsabilidade do serviço de saúde que deverá atender aos requisitos contidos na RDC 786/2023 da ANVISA, Subseção I, Artigos 129 a 135”.
Sobre a DASA
A Dasa é uma das principais redes de saúde do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, está presente em cada etapa de cuidado. Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais de referência e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em centenas de unidades no Brasil. A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav Dasa. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br
Sobre a Thermo Fisher Scientific
A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em servir a ciência, com uma receita anual superior a $40 bilhões. Nossa missão é permitir que nossos clientes tornem o mundo mais saudável, limpo e seguro. Sejam nossos clientes acelerando pesquisas em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, aumentando a produtividade em seus laboratórios, melhorando a saúde do paciente através de diagnósticos ou o desenvolvimento e fabricação de terapias que mudam vidas, estamos aqui para apoiá-los. Nossa equipe global oferece uma combinação incomparável de tecnologias inovadoras, conveniência de compra e serviços farmacêuticos por meio de nossas marcas líderes de mercado, incluindo Thermo Scientific, Applied Biosystems, Invitrogen, Fisher Scientific, Unity Lab Services, Patheon e PPD.