Dia Mundial da Saúde: a importância do cuidado e da prevenção
Nesta segunda-feira, 7 de abril, é lembrado o Dia Mundial da Saúde, data que convida todos a refletir sobre a importância do cuidado com o corpo, a mente e, principalmente, com o bem-estar coletivo. Este ano, o tema da campanha global destaca a necessidade de garantir um início de vida saudável para todos, chamando a atenção para o cuidado com gestantes e recém-nascidos.
Falar de saúde, no entanto, vai além de hospitais e consultórios. Trata-se também de ações simples, como a prevenção, o acesso à informação e, principalmente, à vacinação, uma das formas mais eficazes de proteger a população contra doenças.
Campanha 2025: “Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos”
Essa campanha do Dia Mundial da Saúde vai além de apresentar números. Mais do que informar, a proposta é transformar. Entre os principais objetivos da iniciativa estão:
- Colocar em primeiro plano políticas públicas que cuidem da saúde materna e neonatal;
- Garantir que mulheres tenham acesso a um atendimento de qualidade antes, durante e depois do parto;
- Enfrentar as desigualdades que ainda impedem muitas famílias de acessar os serviços de saúde;
- Oferecer informação clara e apoio emocional para mulheres e suas redes de apoio.
Campanha nacional de vacinação contra gripe
Esta começando nesta segunda-feira, inclusive, a campanha nacional de vacinação contra gripe no Brasil. Nesse primeiro momento, a imunização é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Ou seja, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, profissionais da saúde, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
Fonte: Itatiaia