Previsão do tempo: Semana começa com chuva intensa e temperaturas mais baixas
Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam um clima mais seco e frio, típico do outono, outras regiões do Brasil devem se preparar para temporais e acumulados de chuva que podem ultrapassar os 100 mm. A previsão do tempo vale para os dias entre segunda (7) e sexta-feira (11).
Sul
A semana começa com chuvas no Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas de Uruguaiana e Santa Maria. As temperaturas seguem mais amenas durante a tarde em todo o Sul. A previsão indica precipitações bem distribuídas no RS e SC, com volumes entre 30 mm e 40 mm. No Paraná, segundo a previsão do tempo, o clima será mais seco, com acumulados abaixo dos 10 mm, o que pode afetar negativamente as lavouras em desenvolvimento.
Sudeste
A segunda-feira começa com chuvas no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais, com volumes de 20 mm a 30 mm, mas sem risco de temporais. No decorrer da semana, o tempo fica mais seco no interior de SP e MG. A umidade, no entanto, deve favorecer as lavouras de café no Espírito Santo, segundo a previsão do tempo.
Chuvas devem continuar por boa parte do Brasil, clima seco e frio devem acompanhar. (Foto: Reprodução)
Centro-Oeste
Instabilidades causadas pela circulação de ventos trazem pancadas de chuva para Mato Grosso, interior de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas próximas ao Pará e Amazonas. MT pode registrar até 50 mm de chuva ao longo da semana. No MS, os volumes não devem passar de 30 mm, e em Goiás o tempo será mais seco.
Nordeste
A chuva aumenta no início da semana no Maranhão e oeste do Piauí, com risco de temporais, segundo a previsão do tempo. Na Bahia, a atuação de uma frente fria deve trazer volumes entre 30 mm e 40 mm, beneficiando a agricultura. Nos demais estados, os acumulados devem variar entre 20 mm e 30 mm. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as chuvas no norte do Maranhão, com volumes que podem ultrapassar 100 mm até sexta-feira.
Norte
Segundo a previsão do tempo, temporais atingem Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Boa Vista no início da semana. Os maiores acumulados estão previstos para o centro-norte do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, com até 100 mm de chuva, o que pode comprometer estradas. Acre e Rondônia também terão chuvas, mas com volumes menores, em torno de 50 mm. No Tocantins, o tempo será quente e seco no centro-sul, enquanto o centro-norte terá chuva na mesma faixa de 50 mm.
Fonte: ICL Notícias