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Abril Laranja: conheça as duas campanhas de conscientização realizadas neste mês

Redação10 de abril de 20254min0
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Com perspectivas diferentes, mobilizações visam os maus-tratos de animais e a prevenção de amputações

O mês de abril traz à tona duas importantes campanhas de conscientização no Brasil, ambas chamadas Abril Laranja, mas com focos totalmente distintos. De um lado, temos a luta contra os maus-tratos de animais. De outro, a campanha de prevenção das amputações e apoio às pessoas amputadas. Apesar de diferentes, as duas iniciativas compartilham um objetivo comum: mobilizar a sociedade para o cuidado, a prevenção e o respeito à vida.

Durante este mês, a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec) promove o Abril Laranja voltado à prevenção das amputações. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, o Brasil possui cerca de 500 mil pessoas amputadas, número que pode ser reduzido com medidas eficazes de prevenção e conscientização.

A campanha tem como foco a educação da sociedade sobre as causas recorrentes de amputações, que envolvem:

  • Doenças vasculares, como o pé diabético;
  •  Acidentes de trânsito, especialmente com motocicletas;
  • Acidentes de trabalho;
  • Complicações de doenças crônicas como o diabetes.

Além da prevenção, o movimento também visa dar visibilidade à reabilitação, inclusão e superação das pessoas amputadas. A campanha trabalha com dois pilares principais:

  1. Combater as causas da amputação: promovendo a prevenção de condições patológicas e traumáticas.
  2. Ressignificar vidas: incentivando a superação dos desafios físicos e emocionais por meio de acesso à informação, tecnologia assistiva e apoio psicossocial.

Maus-Tratos aos Animais

Também em abril, ocorre a campanha Abril Laranja pelos direitos dos animais, uma iniciativa que nasceu em 2006, nos Estados Unidos, pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais. No Brasil, a campanha é amplamente promovida por órgãos públicos, ONGs e ativistas, com o objetivo de:

  • Conscientizar sobre a gravidade do abandono e maus-tratos;
  • Promover empatia e responsabilidade com os animais;
  • Incentivar a denúncia e o combate aos abusos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais vivem em situação de abandono no Brasil, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos.

Além da conscientização, a campanha promove:

  • Distribuição de cartilhas educativas;
  • Palestras e eventos com participação de animais;
  • Divulgação de canais de denúncia.

O abandono de animais é crime no Brasil desde 1998 (Lei 9.605/98). E desde 2020, com a Lei 14.064/20, os maus-tratos contra cães e gatos passaram a ter pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, maus-tratos são definidos como qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.” (Resolução 1.236/2018).

Fonte: O Tempo

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