Obesidade: como iniciar uma atividade física sem sofrer lesões
Mais da metade dos curitibanos está acima do peso. Desses, 22% são obesos. Os dados da Secretaria de Saúde revelam que a obesidade vem se tornando um problema crônico na capital paranaense. Dietas equilibradas e atividades físicas são as primeiras recomendações para quem deseja ter mais saúde. No entanto, quem está acima do peso precisa ter cautela na escolha dos exercícios.
De acordo com o fisioterapeuta Cristoph Enns, professor do UniCuritiba, a atividade física é fundamental no processo de emagrecimento e na melhoria da qualidade de vida, mas a mudança de hábitos requer acompanhamento de um profissional. “Pessoas obesas ou com sobrepeso correm risco de sofrer lesões ou sobrecarregar o sistema cardiovascular se não forem bem orientadas durante os exercícios”, alerta.
O mais indicado, sugere a coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, Glenda Naila de Souza, é contar com uma equipe multidisciplinar para mudar a mentalidade, ajustar a dieta e adequar os exercícios.
“Para tratar a obesidade, além de vencer o sedentarismo é preciso ter o acompanhamento de profissionais especializados como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas entre outros, que vão ajudar em todo esse processo que envolve aspectos físicos, mentais e sociais”, reforça a fisioterapeuta.