A força da agricultura familiar que leva o café brasileiro para o mundo
Café brasileiro para o mundo
Neste contexto, a Cooxupé e seus cooperados entram em cena, abastecendo o Brasil e outros 50 países para os quais exportamos o nosso café. A princípio, nossa cooperativa é considerada a maior do mundo. Aliás, somos mais de 20 mil cooperados, com produção de café tipo arábica no Sul de Minas Gerais. Ainda assim, Cerrado mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo.
Em 2024, por exemplo, embarcamos 6.6 milhões de sacas, das quais 5.1 destinadas às exportações para todos os continentes. Este resultado, inclusive, é em relação ao café commodity, mas também produzimos e exportamos cafés especiais, elevando nossa representatividade neste nicho em todo mundo a cada ano.
A força da agricultura familiar
De onde vem toda essa força? Da agricultura familiar. Isso porque 97,4% dos nossos cooperados estão entre mini e pequenos produtores. Desse modo, os considerados mini produzem até 500 sacas de café, enquanto os pequenos mantêm a produção entre 501 a 2 mil sacas. Já os médios, grandes e mega produtores representam 2,7% desse universo na Cooxupé.
Neste sentido, a agricultura familiar é de fundamental importância na realidade da nossa cooperativa e que, claro, se estende para o mundo todo. Uma vez que nosso café é importado por 50 países e por grandes clientes reconhecidos internacionalmente.
Famílias produtoras
Primordialmente, a união dessas famílias produtoras, que encontram no café uma grande paixão e a principal fonte de renda. Juntamente com o nosso sistema cooperativista, tem transformado a vida de muitos cafeicultores, em mais de 340 municípios que integram a área de atuação da Cooxupé. Contudo, nosso compromisso com a sustentabilidade e com as boas práticas agrícolas chancela a qualidade e a credibilidade do nosso café diante das exigências mundiais. Entre compradores e consumidores que, cada vez mais, buscam por um café que respeite os aspectos sociais, ambientais e econômicos em toda cadeia de produção.
Em síntese, seguimos juntos cooperando, construindo e crescendo. De um lado, enquanto o cafezinho desperta emoções, sensações e experiências únicas aos consumidores. De outro, nossos cooperados estão sempre com as mãos preparadas para cuidar das terras e das lavouras, germinar o fruto e cultivá-lo. Desse modo, proporcionando para aqueles que amam o café momentos especiais e que marcam vidas.
Feliz Dia Mundial do Café a todos!
Fonte: Hub do Café