• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • ALMG - Assembleia Presente

Dia Mundial do Café: apesar dos preços ‘salgados’ brasileiros não param de consumir

Redação14 de abril de 20253min0
coffee-5b91149acdadf5
Segunda bebida mais consumida no mundo, o café é tão especial que tem três datas comemorativas

Quem não ama um cafezinho? Hoje, dia 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumida no mundo, só perde para a água.

A origem da data é incerta mas a comemoração até hoje é uma das mais mencionadas nas redes sociais e ações promocionais.

café conta outras duas datas comemorativas, no dia 24 de maio é celebrado o Dia Nacional, instituído em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). E no dia 1° de outubro é o Dia Internacional do Café, oficializado pela Organização Internacional do Café (OIC),

Produção e consumo

A estimativa de produção para a safra 2024/2025 é de 176.200 milhões de sacas de 60 kg.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor, só perde para os Estados Unidos.

Em 2024, o Brasil exportou mais de 50 milhões de sacas de 60 kg de café para 116 países. Os Estados Unidos lideraram como o principal destino.

Preço nas alturas!

O preço do café moído continua em alta e, nos últimos 12 meses até março, disparou 77,78%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Apesar de estar caro, os brasileiros não deixaram de consumir sua paixão. Só no ano passado foram consumidas mais de 21 milhões de sacas de 60 kg, segundo Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Segundo pesquisas, o consumo diário indicado é de até quatro xícaras de café coado. Mas para muitos é ‘quase impossível’ seguir a recomendação.

Ainda não é possível dizer quando vai baixar, segundo a ABIC os preços devem continuar elevados pelo menos até 2026, devido à safra anterior que foi impactada pelas mudanças climáticas.

No entanto, até o momento, com as chuvas em grande volume a perspectiva é boa. Além disso, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP o preço do café caiu em março no estado de São Paulo.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *