• ALMG - Assembleia Presente
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Internet pode sofrer ‘queda global’ por ataques contra cabos submarinos

Redação16 de abril de 20256min0
internet-7564
Um grupo de operadoras e empresas de telecomunicação da Europa divulgou uma carta aberta com um alerta. Segundo essas companhias, a internet de todo o planeta corre riscos de instabilidade ou queda por causa de ataques contra cabos submarinos.

Direcionado aos países e líderes da União Europeia, Reino Unido e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o documento foi assinado por companhias como GlobalConnect, Sparkle, Telefónica e Vodafone e pede urgência na criação de mecanismos adicionais de proteção a esses equipamentos.

Os cabos de internet estão sob ataque?

De acordo com o grupo, incidentes recentes em regiões como o Mar Báltico e o Mar do Norte indicam que cabos submarinos podem sofrer danos permanentes em ataques propositais de embarcações ou explosivos. Isso pode levar ao corte de sinal de conexão para países inteiros, dependendo da estrutura afetada.

As operadoras e fabricantes alertam que esses danos podem prejudicar a internet global e a infraestrutura de energia de várias regiões para além da Europa, prejudicando até “comunicações internacionais, transações financeiras e serviços críticos” a nível global. Elas pede ainda o “compartilhamento de conhecimento e inteligência” por parte das autoridades para impedir novos ataques.

A Rússia é tida como a principal suspeita desses atos de sabotagem, pela proximidade de embarcações do país com cabos que foram posteriormente danificados e casos anteriores, como a prisão de agentes anos atrás que pareciam interessados na infraestrutura de comunicação.

Navios chineses também são mencionados como responsáveis por participar de outros incidentes parecidos nos últimos meses, mas ambos os países até agora negaram todas as acusações.

um navio sob as águas.
O Yantar, navio de origem russa que estaria por trás de ataques contra cabos submarinos. (Imagem: Wikimedia Commons/Mil.ru)

Uma das atuais defesas montadas pela OTAN é um grupo de drones marítimos de vigilância, capazes de monitorar as águas de toda uma região e alertar tropas próximas para o caso de avistamentos suspeitos.

Qual a importância dos cabos submarinos?

Os cabos submarinos de telecomunicação são estruturas longas que ajudam na conexão entre continentes inteiros, ajudando a ligar regiões distantes fisicamente para permitir uma transmissão digital otimizada de dados — um processo mais seguro e rápido do que fazer o mesmo por satélite ou outros meios sem fio.

Esses cabos de fibra óptica contém um revestimento resistente de aço trançado e outras formas de proteção, necessárias para que ele fique posicionado no solo. Eles são responsáveis pelas principais comunicações transoceânicas de internet atualmente e estima-se que mais de 300 cabos desse tipo estejam em operação em todo o planeta.

O Brasil tem quatro grandes pontos de conexão desses equipamentos: as cidades de Santos, Praia Grande, Rio de Janeiro e Fortaleza. A Meta, empresa dona de Instagram, WhatsApp e Facebook, planeja a construção de um novo cabo submarino de tamanho recorde que deve passar também pelo país.

Fonte: TecMundo

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *