• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • ALMG - Assembleia Presente

Levantamento inédito vai definir o perfil dos autistas brasileiros

Redação28 de abril de 20254min0
autismo-960x540
'Mapa Autismo Brasil' busca traçar o perfil sociodemográfico e de acesso a serviços públicos e privados

O estudo Mapa Autismo Brasil, coordenado pelo Instituto Steinkopf, busca mapear o perfil dos autistas e de seus cuidadores, os primeiros sintomas identificados do transtorno e como é o acesso a serviços de saúde e educação no país. A pesquisa está com formulário aberto até o dia 31 de maio e é o primeiro levantamento sociodemográfico nacional sobre autismo.

A pesquisa pode ser respondida por autistas maiores de 18 anos e por cuidadores de autistas. Em 2023, o instituto lançou um piloto do Mapa Autismo Brasil, que analisou respostas apenas do Distrito Federal.

levantamento

Mapa Autismo Brasil busca traçar o perfil sociodemográfico e de acesso a serviços públicos e privados. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

“O Mapa Autismo Brasil é inédito no sentido de buscar traçar o perfil dos autistas no país. Com o levantamento, vamos saber gênero, idade, renda, primeiros sinais do autismo, acesso a serviços de saúde e educação, e tudo isso com geolocalização. Sem dados concretos sobre a população autista, não conseguimos planejar políticas públicas e serviços que realmente atendam às suas necessidades”, afirma Ana Carolina Steinkopf, diretora do MAB.

No piloto do projeto, divulgado no ano passado, o MAB apontou que a maioria dos diagnósticos acontecem tardiamente aos 9 anos, há uma grande desigualdade no acesso a terapias e muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras para custear os tratamentos.

Levantamento do Mapa Autismo Brasil

No formulário aberto até o final de maio, há perguntas sobre o perfil dos autistas (sexo, idade, renda familiar, ocupação, níveis de suporte e autonomia), sobre o diagnóstico (feito a partir de quais sinais, por qual profissional, se na rede pública ou privada), sobre o acesso a terapias (quais são as terapias, em qual carga horária, se pelo SUS ou rede particular, gerando quais custos mensais), sobre a rede de apoio familiar e sobre a escola (em qual ano a pessoa está matriculada, se usa comunicação aumentativa e alternativa e que outros apoios ela tem).

Resultados preliminares do MAB devem ser disponibilizados ainda este ano, e os resultados
finais devem ser divulgados em dezembro de 2025 através do site www.mapaautismobrasil.com.br.

O projeto é apoiado pelo Instituto Sabin, Instituto BRB, SquadHub e outras instituições, além de contar com uma rede de 50 pesquisadores voluntários em todo o Brasil.

Fonte: ICL Notícias

Redação


  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *