Metade das escolas do Brasil não têm espaços de leitura
Em comparação com 2023, a taxa cresceu apenas 1%. Segundo levantamento da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, a falta de bibliotecas por perto é uma das razões que impede as pessoas de lerem mais.
A pesquisa também revelou que a biblioteca exerce um papel de acolhimento, com 19% dos pesquisados as percebendo como espaços inclusivos e abertos a todos os públicos. A maioria, porém, as associa principalmente a estudo e pesquisa (59%), enquanto 18% destacam sua relevância para empréstimos de livros.
O levantamento promovido pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com a Fundação Itaú, mostra que, no geral, as escolas têm 19% da preferência das pessoas durante sua prática na leitura. A taxa fica atrás apenas da residência do leitor (85%), mas à frente das bibliotecas (14%).
Personagem
Foi em uma biblioteca que a escritora Sônia Barros descobriu seu interesse pela literatura. Na infância, ela e sua mãe eram frequentadoras da biblioteca pública de Santa Bárbara d’Oeste (SP), município localizado na região de Campinas, a cerca de 148 quilômetros da capital paulista. Uma das obras de Sônia, o livro “Tatu-Balão”, foi selecionada pelo “Leia com uma criança” de 2015 e distribuída por todo o Brasil.
Confira dados do Censo Escolar sobre a oferta de bibliotecas nas escolas:
Total de escolas:
- 53,2% das escolas possuem bibliotecas ou salas de leitura;
- Levantamento mostra aumento de 0,7% em comparação com 2023;
- Em 2023, o índice era de 52,5%.
Escolas públicas:
- 49,4% das escolas possuem bibliotecas ou salas de leitura;
- Levantamento mostra aumento de 1,0% em comparação com 2023;
- Em 2023, o índice era de 48,4%.
Escolas privadas:
- 65,6% das escolas possuem bibliotecas ou salas de leitura;
- Levantamento mostra redução de 0,6% em comparação com 2023;
- Em 2023, o índice era de 66,2%.
Variações nas demais escolas:
- Urbana: cresceu de 63,5% para 63,7% entre 2023 e 2024;
- Rural: cresceu de 25,7% para 27,0% entre 2023 e 2024;
- Escolas indígenas: reduziu de 12,7% para 12,6% entre 2023 e 2024;
- Escolas Quilombolas: cresceu de 22,7 para 24,5% entre 2023 e 2024;
- Educação Especial: cresceu de 59,1% para 59,2% entre 2023 e 2024.
Educação Infantil:
- Total: de 40,8% para 41,4% entre 2023 e 2024;
- Pública: de 32,0% para 33,0% entre 2023 e 2024;
- Privada: de 62,1% para 61,4% entre 2023 e 2024.
Anos Iniciais
- Total: de 53,4% para 54,5% entre 2023 e 2024;
- Pública: de 45,7% para 47,2% entre 2023 e 2024;
- Privada: de 78,9% para 75,5% entre 2023 e 2024.
Anos Finais:
- Total: de 72,5% para 73,1% entre 2023 e 2024;
- Pública: de 68,4% para 69,2% entre 2023 e 2024;
- Privada: de 85,9% para 85,7% entre 2023 e 2024.
Ensino Médio:
- Total: de 87,7% para 87,2% entre 2023 e 2024;
- Pública: de 87,0% para 86,5% entre 2023 e 2024;
- Privada: de 89,3% para 88,9% entre 2023 e 2024.