Por que há tantos cheiros diferentes no corpo?
O corpo humano produz diversos tipos de odores, alguns intensos e outros mais leves. Às vezes, pode surgir a ideia de que o cheiro é causado pelo suor, porém, ele é inodoro. O que ocorre, na verdade, é uma junção do suor com bactérias e outros microorganismos que, juntos, podem causar diferentes odores.
O suor é responsável por regular a temperatura corporal, e há dois tipos deles: um mais oleoso e um aquoso. Cheiros como chulé e cecê, por exemplo, são causados pelo encontro do suor oleoso com as bactérias, que se ‘alimentam’ desse suor e expelem resíduos com odores.
Pensando nisso, os diferentes tipos de odores ocorrem porque são vários microorganismos reunidos no nosso corpo e é como se cada área tivesse um processo único de geração de odor, liberando cheiros diferentes.
O suor na área genital, perianal e na axila, por exemplo, tem um odor acentuado devido à alta concentração de glândulas apócrinas, que produzem o suor mais oleoso.
Como evitar?
Para evitar esses odores, é necessário usar produtos desodorantes e/ou antitranspirantes. Os desodorantes, como o próprio nome já diz, neutralizam as bactérias daquele local onde foi aplicado, evitando o odor. Já os antitranspirantes controlam o suor e também tem ação sobre as bactérias, controlando o mau odor.
Fonte: Itatiaia