Crianças e tarefas domésticas: como e por que ensinar a limpar desde cedo
A infância é uma fase essencial para a formação dos seres humanos. É neste espaço de tempo que se desenvolvem as principais habilidades – físicas, mentais e emocionais – que serão carregadas por cada um ao longo dos anos.
Tornar-se um adulto funcional, com senso de organização e de responsabilidade e com autoestima, é algo que pode começar a ser moldado desde os primeiros anos da vida. As crianças, além de serem capazes, requerem atividades que contribuem para o seu amadurecimento.
Sendo assim, a inclusão de pequenas tarefas domésticas na vida dos pequenos pode começar com os primeiros passos. A partir do momento em que a criança já consegue pegar objetos e se locomover, ela passa a ter vontade de realizar atividades com maior autonomia.
A participação infantil na arrumação da casa não significa que a criança será sufocada com as tarefas. Pelo contrário, é preciso tornar o momento lúdico – principalmente para os menores – e aumentar, gradualmente, as responsabilidades, também de acordo com a idade.
Benefícios da participação infantil nas tarefas domésticas
As vantagens de incluir as crianças nos afazeres de casa incluem o desenvolvimento de autonomia e autoestima: quando são incentivadas a realizar uma atividade capaz de ser concluída, elas passam a acreditar mais em si mesmas e se sentem motivadas a superar os desafios da vida.
Além disso, carregar objetos, separar por cores, dobrar e organizar diferentes materiais contribuem para o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio e a memória da criança. Ela também passa a ser capaz de planejar a execução de tarefas e se responsabilizar pelo espaço de convívio.
Tal responsabilização traz diversos benefícios emocionais aos pequenos. Quando efetuam uma tarefa importante para todos – ou seja, são demandados em casa –, eles se sentem pertencentes ao espaço no qual a família vive. Isso, por sua vez, os faz sentir acolhidos e valorizados no lar.
Estímulo à realização de tarefas em casa
Há diversas maneiras de incentivar a participação das crianças nos afazeres. Permitir uma exploração segura do que o pequeno consegue ou não realizar e dar tempo para que a atividade seja executada são maneiras de contribuir para a participação voluntária.
Orientar de maneira firme e gentil a melhor maneira de cumprir uma demanda e utilizar palavras de afirmação para agradecer a realização da tarefa e sugerir melhorias também são necessidades nesse momento.
É importante não usar punições severas para erros nem criar situações humilhantes para a criança. Isso pode desenvolver um senso de vergonha que contribui para a falta de confiança e de autoestima em longo prazo.
No entanto, é importante sinalizar e restringir o acesso a algum benefício quando algo deixa de ser feito. Para que a participação não se torne dependente de recompensa ou castigo, no entanto, os acordos devem ser firmados anteriormente com os pequenos e relembrados sempre que necessário.
Tarefas domésticas que podem ser realizadas por crianças
A partir de 1 ano e meio até os 3 anos, as crianças são capazes de guardar brinquedos e realizar pequenas arrumações, como jogar o lixo no cesto e juntar meias sujas, por exemplo.
Já dos 4 aos 6 anos de idade, é possível inserir responsabilidades como regar plantas, colocar ração para os animais e preparar pequenos lanches. Para manter a arrumação da casa, a criança pode tirar o pó do chão com um robô aspirador ou passar um pano sobre as superfícies.
Dos 7 anos até os 9, os pequenos já conseguem arrumar a cama, recolher o lixo e varrer a casa. Também podem ajudar a colocar a mesa, separar a louça suja e dobrar as próprias roupas.
A partir dos 10, a maior parte das atividades já pode ser realizada sob supervisão nos casos mais perigosos, como lavar louças. Pendurar roupas e recolhê-las e passear com os animais também podem ser de responsabilidade das crianças.
Foto: IStock/SolStock