Não caia em fraudes! Inscrições do Enem devem ser feitas apenas na Página do Participante
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertam que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano devem ser realizadas exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no portal do Inep, ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude, segundo o Inep.
O edital com os procedimentos e os prazos para o Enem 2025 será publicado “em breve”, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, já adiantou que o período de inscrição para o exame começa na próxima segunda-feira (26) e termina no dia 6 de junho.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes no fim do ciclo da educação básica, e o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Tanto instituições de ensino públicas, quanto privadas usam a nota no Enem para selecionar estudantes em seus processos seletivos e vestibulares. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Ainda, os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem a nota no exame.
Fonte: Itatiaia