• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Fibromialgia: Senado vota projeto que reconhece a doença como deficiência e propõe política nacional de proteção

Redação1 de julho de 20252min0
Fibromialgia-1-dor-corpo-33
No dia 2 de julho, o Senado Federal vota um Projeto de Lei que pode representar um marco na luta por direitos das pessoas com fibromialgia.

A proposta reconhece a condição como uma deficiência e institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, garantindo mais visibilidade e amparo legal aos portadores da síndrome e atendimento pelo SUS. (leia aqui).

fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas, associadas a sintomas como fadiga extrema, distúrbios do sono, alterações de memória e concentração, além de sintomas depressivos e ansiedade.

Normalmente, o diagnóstico da fibromialgia é clínico, baseado na avaliação dos sintomas e no exame físico – uma vez que não existem exames laboratoriais específicos para a confirmação da doença.

Apesar de não ter cura, a fibromialgia pode ser controlada por meio de uma abordagem multidisciplinar, que inclui medicamentos, terapias físicas, acompanhamento psicológico, prática regular de atividade física adaptada e mudanças no estilo de vida.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *