Entenda como são definidos os preços dos pedágios nas rodovias de Minas Gerais
O diretor-geral da Agência Reguladora de Transporte do Estado de Minas Gerais, Breno Longobucco, explicou como são feitas as modelagens dos projetos de concessões rodoviárias e como são calculados os preços dos pedágios nas estradas mineiras.
Em entrevista ao Rádio Vivo da Itatiaia, nesta terça-feira (8), Longobucco apontou as exigências feitas às concessionárias, como obras de duplicação, melhorias no pavimento e o custo da manutenção das vias, como os principais fatores que vão definir o preço dos pedágios. O tempo do contrato é outro fator que influencia o preço das tarifas.
Ele foi empossado pelo governador Romeu Zema (Novo) na direção da Artemig na segunda-feira (7), após ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa na semana passada.
“Uma vez modelada e assinado o contrato na Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade), ele migra para a fiscalização da Artemig. Ou seja, quem contrata não é mais quem vai fiscalizar as empresas. Para calcular o valor do pedágio, é feito um estuado que leva em consideração o total de investimentos necessários para calcular o valor. O governo vem estudando muito os novos contratos. As instituições mais renomadas participam da modelagem dos contratos, para termos um cuidado que a tarifa não onere o usuário e para que a concessionária preste um serviço de acordo com o pedágio cobrado”, explicou o diretor da Artemig.
Fiscalização imediata
Segundo Breno Longobucco, a nova agência já assume imediatamente a fiscalização de rodovias e aeroportos já entregues à iniciativa privada, além da travessia de balsas no Rio São Francisco.
“A Artemig assume de imediato as concessões do estado: a MG-050, no sudoeste de Minas; a BR-135, entre Curvelo e Montes Claros; os três novos lotes rodoviários do Sul de Minas, Triângulo e Varginha-Furnas. Assumimos também o Aeroporto da Pampulha e o Aeroporto da Zona da Mata, além da travessia de balsa no Rio São Francisco”, afirmou.
“Uma das principais premissas da agência é cuidar da fiscalização, com parâmetros rodoviários. O DER permanece cuidando das rodovias não concessionadas. E a Artemig cuida das rodovias já concedidas”, disse Longobucco.
Fonte: Itatiaia