• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Governo lança programa que reduz IPI de carros populares até 2026

Redação11 de julho de 20253min0
estrada_parque_aeroporto_df-047_mcajr_abr2807221076-960x540
Iniciativa “Carro Sustentável” vai beneficiar modelos 1.0 flex fabricados no Brasil

O governo federal lança nesta quinta-feira (10) um novo programa para reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros populares e menos poluentes. A iniciativa, chamada Carro Sustentável, integra o plano industrial batizado de Mover e será válida até o fim de 2026.

O decreto que regulamenta o chamado IPI Verde será anunciado em cerimônia no Palácio do Planalto, às 15h30, com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. A proposta visa estimular a indústria automobilística e incentivar a compra de veículos mais eficientes.

O foco está em carros 1.0 flex, com até 90 cavalos de potência, movidos a etanol ou gasolina — como os modelos Fiat Argo, Cronos, Kwid, entre outros. Eles pagam atualmente 7% de IPI, valor que será reduzido, gerando uma economia estimada em cerca de R$ 5.500 no preço final de modelos de entrada, como o Renault Kwid.

Veículos 1.0 turbo e elétricos não devem ser contemplados, principalmente porque o benefício só vale para modelos fabricados no Brasil. A chinesa BYD, por exemplo, terá um modelo 100% elétrico montado na Bahia, mas ele não se enquadra nas regras atuais do programa.

programa

Carros populares e menos poluentes ficarão mais baratos com esse programa do governo (Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil)

Quem pode se beneficiar com o novo programa

Além de pessoas físicas, empresas como locadoras também poderão aproveitar o desconto. Apesar de não haver um limite de preço, a regulamentação foca em modelos considerados populares.

O governo pretende compensar a renúncia fiscal com aumento na tributação de carros mais poluentes. A medida vem em um momento de queda na popularidade do Planalto e pode funcionar como aposta política e econômica para impulsionar a indústria e o consumo.

Fonte: ICL Notícias

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *