• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Cuidados respiratórios no inverno: atenção redobrada com o frio e o ar seco

Redação18 de julho de 20257min0
ezgif-24b3027ce8e52b
Docente do Senac orienta sobre prevenção, sinais de alerta e medidas para amenizar os efeitos do ar frio e seco

Com a chegada do inverno e dos períodos de baixa umidade do ar, crescem os casos de problemas respiratórios que afetam especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Na capital mineira, o frio e o clima seco favorecem o agravamento de asma, rinite, sinusite, bronquite e pneumonia, entre outras patologias.

Alisson Paiva, docente do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Venda Nova, que integra o Sistema Fecomércio MG, aponta os principais riscos à saúde. “Durante o inverno, o ar frio e seco irrita as vias respiratórias, o que favorece o ressecamento das mucosas e facilita a entrada de vírus e bactérias, especialmente em ambientes fechados e com pouca ventilação”, explica o especialista, evidenciando os grupos mais vulneráveis:

  • Crianças, por ainda estarem com o sistema imunológico em desenvolvimento;
  • Idosos, que geralmente apresentam menor capacidade de resposta imunológica;
  • Pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, rinite etc.;
  • Imunossuprimidos, como pacientes em tratamento oncológico ou com doenças autoimunes.

O docente destaca os sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar atendimento médico. “Falta de ar, chiado no peito ou sensação de aperto; tosse persistente ou com secreção esverdeada/amarelada; febre que não cede em até 48 horas; cansaço fora do habitual ou piora de doenças crônicas; e, em crianças, recusa alimentar, irritabilidade ou respiração acelerada”.

Umidificadores e inaladores

Alisson orienta ainda sobre o uso adequado de umidificadores. “Esses equipamentos podem ser úteis, mas devem ser bem higienizados e usados com moderação para evitar excesso de umidade, que favorece a proliferação de mofo e ácaros”.

O especialista alerta que inaladores devem ser utilizados apenas sob indicação médica, principalmente por pessoas com histórico de asma ou bronquite. “O uso sem orientações pode mascarar sintomas importantes”, salienta.

Dicas

Alisson reforça que a prevenção é o melhor caminho. “Manter uma rotina de hidratação, boa alimentação e sono adequado fortalece a imunidade. Em tempos de frio, é essencial equilibrar conforto térmico com ventilação e estar atento às condições respiratórias desde os primeiros sintomas”. Confira dicas do docente do Senac sobre como manter as vias respiratórias hidratadas e protegidas no dia a dia:

  • Ingestão adequada de água, mesmo que o frio reduza a sede;
  • Lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia;
  • Evitar exposição a fumaça de cigarro e poluentes;
  • Manter o ambiente limpo e arejado, mesmo no frio.

E também algumas medidas simples podem ser adotadas em casa, ou no espaço corporativo para amenizar os efeitos do ar seco:

  • Bacias com água ou toalhas úmidas no ambiente ajudam a equilibrar a umidade;
  • Evitar carpetes e cortinas pesadas, que acumulam poeira;
  • Trocar roupas de cama semanalmente;
  • Abrir as janelas todos os dias, mesmo que por pouco tempo, para renovação do ar.

Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Venda Nova

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

O Senac está presente em Venda Nova desde 2016 com um moderno Centro de Educação Profissional. A unidade conta com modernos e atualizados espaços educacionais – Laboratórios Maker, de Estética, de Saúde, Salas de Inovação e salas de aula conectadas. E atende a comunidade da região e dos municípios de Lagoa Santa, Confins, Santa Luzia, Sabará, Vespasiano e Ribeirão das Neves. Seja na área da Beleza, Informática, Comércio ou Gestão, há cursos ágeis de Aprendizagem Comercial, curso técnico em Administração, Enfermagem, Estética e Informática.

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *