INSS inicia nesta 5ª (24) pagamento de ressarcimento por descontos indevidos
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa nesta quinta-feira (24) o pagamento do primeiro lote de ressarcimentos a segurados que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas. Cerca de 400 mil pessoas devem ser beneficiadas na estreia do cronograma, que seguirá com pagamentos diários de 100 mil segurados por ordem de adesão ao acordo, sempre em dias úteis.
Até a manhã desta quarta (23), 948 mil segurados já haviam aderido. A adesão implica na renúncia ao direito de processar o INSS no futuro, mas o segurado ainda pode mover ação contra as associações que realizaram os descontos irregulares.
Como receber o ressarcimento do INSS
Quem tem direito:
Segurados que sofreram descontos indevidos de associações.
Como aderir:
- Pelo app ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br)
- Ou presencialmente nos Correios, com documento oficial com foto.
O que acontece após aderir:
O segurado entra na fila de pagamento conforme a ordem de adesão.
Importante: Ao aderir, o cidadão não poderá processar o INSS no futuro pelo mesmo caso.
Fila do INSS volta a crescer e sistema é criticado
Enquanto os ressarcimentos começam a ser pagos, o INSS enfrenta nova alta na fila de análise de benefícios. Em junho, 2,4 milhões de pessoas aguardavam aposentadorias e pensões, 79% a mais que no mesmo mês de 2024. Entre os motivos estão as greves de servidores, o aumento de requerimentos e os sistemas ultrapassados da Dataprev.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., os sistemas utilizados são tão antigos que “nenhum programador atual trabalha com essa linguagem”.
O tempo médio de espera por benefícios chegou a 51 dias em junho, com pico de 2,7 milhões de pessoas na fila em março.
Fonte: ICL Notícias