Chuvas regulares e clima favorável favorecem a próxima safra
O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, destacou a previsão de chuvas para as próximas semanas. Conforme os modelos climáticos, as precipitações devem se concentrar, sobretudo, na região Sul. Contudo, há possibilidade de as chuvas avançarem também para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Chuvas regulares e clima favorável indicam um cenário positivo para o avanço das atividades agrícolas nas principais regiões produtoras.
Chuvas regulares e clima favorável
Segundo Marco Antônio, as chuvas mais consistentes tendem a ocorrer na segunda quinzena de agosto. Ademais, esse padrão climático pode beneficiar o início do plantio da nova safra de soja, além de estimular a florada do café em setembro. Por sua vez, as chuvas previstas para setembro ainda serão irregulares, mas já suficientes para ativar o desenvolvimento das lavouras.
Além disso, o especialista aponta boas perspectivas para a safra de café. De acordo com os modelos analisados, as condições climáticas seguem dentro da normalidade. Portanto, os produtores devem esperar uma safra positiva, com menor risco de perdas relacionadas ao clima.
Efeitos La Niña
No entanto, Marco Antônio alerta para os efeitos La Niña no segundo semestre. Todavia, ele reforça que, embora o fenômeno possa reduzir o volume de chuvas no Sul durante novembro, a tendência é de excesso de precipitações nas regiões mais ao norte. Em janeiro de 2026, conforme os dados atuais, as chuvas devem se normalizar em todas as regiões produtoras.
Por fim, o especialista também mencionou a chegada de uma massa de ar polar nos próximos dias. Porém, o frio será de intensidade moderada. Não há risco de geadas amplas, apenas queda acentuada das temperaturas, especialmente no Sul do país.
Condições favoráveis para os EUA
As previsões indicam chuvas muito boas para os Estados Unidos nas próximas semanas. Conforme os modelos climáticos, a primeira quinzena de agosto, fase decisiva para a definição da safra, deve contar com volumes regulares e bem distribuídos. Sobretudo, a segunda quinzena tende a ser um pouco mais seca.
De acordo com Marco Antônio dos Santos, as chuvas retornam na virada de agosto para setembro, o que reforça o cenário positivo para o campo. Contudo, não há previsão de ondas de calor severas. As temperaturas permanecem dentro da normalidade para esta época do ano.
“As condições climáticas se mostram bastante favoráveis. Dessa forma, os Estados Unidos caminham para uma safra espetacular de soja, milho e algodão”, aponta o especialista em meteorologia agrícola.
(Hub do Café)