• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Seis alimentos podem ajudar a evitar o aumento da glicose no sangue; saiba quais

Redação13 de agosto de 20255min0
daae6ae52ee2dbb498c41af296da5343-960x540
Entre as opções recomendadas, o feijão é destaque por oferecer proteína vegetal, ferro, potássio e alta quantidade de fibras

Nas últimas décadas, os hábitos alimentares mudaram de forma significativa. O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras, tornou-se rotina, enquanto refeições saudáveis muitas vezes são deixadas de lado por falta de tempo. Essa mudança tem relação direta com o aumento de problemas de saúde, entre eles o diabetes, doença crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue.

Associação Americana de Diabetes explica que o problema ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para processar a glicose — açúcar proveniente dos alimentos e fonte de energia para o corpo. Sem essa regulação, a glicose permanece no sangue, o que pode levar a complicações graves. Embora não exista cura, especialistas destacam que uma alimentação equilibrada é fundamental para o controle da doença.

O médico Julio Bragagnolo, chefe da Unidade de Nutrição e Diabetes do Hospital Ramos Mejía, em Buenos Aires, afirma, em entrevista ao jornal “La Nácion” que as orientações mudaram ao longo do tempo. “Hoje, a recomendação é que o diabético siga uma dieta variada e equilibrada, como qualquer pessoa saudável”, diz. Isso inclui frutas, verduras, grãos integrais, laticínios sem gordura e carnes magras, além de manter as refeições bem distribuídas ao longo do dia.

Entre as principais orientações, a Associação Americana de Diabetes ressalta que o consumo de carboidratos não precisa ser eliminado, mas deve ser controlado, priorizando porções adequadas e opções mais nutritivas. A entidade também recomenda reduzir a ingestão de gorduras saturadas, colesterol e gorduras trans, associadas ao aumento do risco cardiovascular.

O médico Ramiro Heredia, do Hospital de Clínicas José de San Martín, destaca que alimentos ricos em fibras ajudam a estabilizar a glicose no sangue. Grãos integrais, legumes, frutas e verduras (com exceção de melancia e abacaxi) são indicados, pois retardam a digestão e absorvem parte do açúcar circulante. A Federação Argentina de Diabetes complementa que vitaminas, minerais e antioxidantes também são importantes para prevenir complicações. A informação é do “La Nácion”.

Estudos reforçam a importância das fibras. Uma pesquisa do National Institutes of Health, acompanhando 75 mil pessoas por 14 anos, apontou que o maior consumo diário desse nutriente está associado à redução significativa no risco de desenvolver diabetes. Ainda assim, os especialistas lembram: alimentação saudável deve vir acompanhada de atividade física regular.

Alimentos aliados no controle da glicose

Entre as opções recomendadas, o feijão é destaque por oferecer proteína vegetal, ferro, potássio e alta quantidade de fibras. O brócolis e outras folhas verdes são ricos em fibras e nutrientes, devendo ser consumidos crus ou levemente cozidos para preservar as propriedades. As nozes fornecem gorduras saudáveis e têm efeito positivo sobre a resistência à insulina. O tomate, com baixo índice glicêmico e alto teor de licopeno, auxilia no controle da pressão arterial e pode ser consumido fresco ou em preparações diversas.

alimentos glicose

Veja os alimentos que te ajudam a controlar a glicose. (Foto: Freepik)

Peixes como salmão, sardinha e atum são fontes de ômega 3 e ajudam a proteger a saúde cardiovascular, sendo indicados pelo menos duas vezes por semana. Já a linhaça, rica em fibras e ácidos graxos, deve ser triturada ou hidratada antes do consumo para melhor aproveitamento dos nutrientes.

Por fim, manter-se hidratado e praticar exercícios regularmente são medidas essenciais.

Fonte: ICL Notícias

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *