Minas pode receber mais de R$ 1 bilhão em obras e manutenção de rodovias federais
Os investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nas rodovias federais em Minas Gerais neste ano podem ultrapassar a casa do bilhão. A previsão é que sejam aportados valores próximos de R$ 800 milhões em conservação e manutenção, R$ 100 milhões em sinalização e R$ 150 milhões em construção. As informações do superintendente da autarquia federal no Estado, Antônio Gabriel, em entrevista ao Diário do Comércio, durante a InfraBusiness Expo 2025.
O valor estimado para os serviços de conservação e manutenção supera a cifra do ano passado, de cerca de R$ 730 milhões. Sobre os aportes em sinalização, eles são executados no âmbito do programa BR-Legal, e a intenção é investir, pelo menos, o montante mencionado, embora não tenha como afirmar se o orçamento permitirá alcançá-lo. Em relação às inversões em construção, ele cita alguns exemplos de obras em andamento.
“Estamos avançando e tentando finalizar dez quilômetros (Km) de pavimentação da BR-265, construindo três pontes na BR-356, entre Muriaé e Ervália, e outras duas na BR-265, próximo da cidade de Ilicínea, e avançando na pavimentação da BR-367, perto da divisa com a Bahia, no sentido Salto da Divisa”, destaca. “Também iniciamos neste ano uma obra na BR-135, e esperamos ter o segmento pavimentado ainda em 2025”, pontua.
De acordo com Gabriel, o Dnit está montando o planejamento e, por isso, não é possível estimar quais valores serão investidos nas rodovias federais em Minas Gerais no ano que vem. No entanto, o superintendente regional ressalta que a tendência é que as cifras aumentem novamente, visto que a autarquia pretende avançar não apenas em conservação e manutenção, mas também em restauração das vias, além de investir mais em construção.
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Investimentos na duplicação da BR-381
No planejamento do Dnit para 2026, no que se refere às obras de construção, estão os aportes na BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana (RMBH). Essa parte da rodovia está incluída na concessão do trecho entre a Capital e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Entretanto, as intervenções de duplicação de mais de 31 Km do segmento, divididas em dois lotes, ficaram sob responsabilidade da autarquia.
Segundo Gabriel, existe a possibilidade de que as primeiras obras na rodovia comecem já em 2025, mas não é certeza, visto que o início depende da aprovação de projetos. Vale lembrar que, durante agenda na Capital, no mês de junho, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), garantiu que as intervenções começarão ainda neste ano.
De acordo com o superintendente do Dnit em Minas Gerais, os lotes 8A (Caeté até o distrito de Ravena, em Sabará, com 18 Km de extensão) e 8B (Ravena até Belo Horizonte, com 13,4 Km) já foram licitados e contratados e estão na fase de elaboração de projetos. Ele reitera que, na medida em que os planos forem sendo aprovados, as obras serão iniciadas.
Aportes na requalificação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte
O Dnit também segue responsável por algumas melhorias no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, apesar de a União ter transferido a gestão para o município há dois meses. A autarquia tem o compromisso de entregar a via requalificada, o que envolve recapeamento e sinalização, para a prefeitura mantê-la, conforme acordado na municipalização.
Os investimentos previstos na requalificação são da ordem de R$ 50 milhões, mas podem ultrapassar esse valor, segundo o superintendente. Gabriel afirma que já foram gastos quase R$ 30 milhões desse montante. A previsão é que até o final de outubro, os trabalhos sejam finalizados, mas o prazo pode se estender para novembro, de acordo com ele.
Fonte: Diário do Comércio