• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Santa Casa de Muzambinho reforça importância do Cartão do SUS para agilizar atendimento em Pronto-Socorro e Internações

Redação19 de agosto de 20254min0
CartaodoSus
A Irmandade da Santa Casa de Muzambinho comunica à comunidade e aos usuários que, conforme as recentes atualizações do sistema de informações em saúde, tornou-se obrigatório o preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde — também conhecido como Cartão do SUS — para concluir a ficha de atendimento no Pronto-Socorro e na internação via SUS.

­A direção da Santa Casa reforça o apelo à compreensão da população: sempre que for utilizar serviços de Pronto-Socorro ou Internação pelo SUS, leve o Cartão do SUS — físico ou digital — e um documento de identificação com foto. Isso contribui para um atendimento mais ágil, reduzindo transtornos tanto para os pacientes quanto para os atendentes.

Por que esta exigência tornou-se obrigatória?

Essa obrigatoriedade está prevista na Portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde, que determina que, a partir de 1º de março de 2012, o número do Cartão do SUS de todas as pessoas atendidas — independentemente de ser no âmbito público, particular ou por plano de saúde — deve ser informado no ato da admissão. O objetivo é registrar os procedimentos ambulatoriais e hospitalares nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

O Cartão do SUS opera como um cadastro nacional unificado, atribuindo a cada cidadão um número único que permite acesso ao histórico de atendimentos em qualquer unidade de saúde do país, além de possibilitar ao usuário verificar suas ações de saúde registradas, por meio do Portal de Saúde do Cidadão.

Identificação e agilidade no atendimento

A exigência não se limita apenas ao número do cartão: a apresentação de um documento com foto — como RG ou CNH — também é necessária para garantir a correta identificação do paciente. Isso ajuda a evitar equívocos com nomes semelhantes e assegura a segurança no atendimento.

Além disso, ter o Cartão do SUS em mãos acelera todo o processo, pois os dados do paciente são acessados rapidamente, reduzindo o tempo de espera e tornando o atendimento mais eficiente.

Cartão físico ou digital: o que vale é o número

Vale destacar que o Cartão do SUS pode ser apresentado tanto no formato físico quanto digital, desde que contenha o número de identificação. Em ambos os casos, deve-se acompanhar de um documento com foto para validação da identidade.

A confecção do Cartão do SUS é gratuita e pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Estratégia da Saúde da Família (UBSF), ou com encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde — basta portar documentos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de residência.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *