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Tendências do mercado de cafés: o que esperar de 2025 e além?

Redação25 de agosto de 20257min0
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Comercialização do produto continuará a crescer, impulsionada por inovações e pelo aumento do consumo de grãos especiais

O mercado global de café, estimado em 223,78 bilhões de dólares em 2023, está projetado para crescer a uma taxa anual de 5,4% até 2030. Primordialmente, impulsionado pela crescente demanda e inovações no setor. Nesse sentido, a evolução das preferências dos consumidores e os avanços tecnológicos moldam esse mercado de cafés. Aliás, com a introdução de novos métodos de preparo. A notícia é do site Food Connection.

Aliado a esses fatores, pois, o crescente foco em saúde e bem-estar também influencia como o café é consumido. Desde já, benefícios à saúde, como antioxidantes e proteção contra doenças, têm sido associados ao consumo moderado de café. O que pode impactar as atitudes e escolhas dos consumidores.

De antemão, as marcas de café premium estão cada vez mais alinhadas com as necessidades e expectativas dos consumidores modernos. Desse modo, oferecendo produtos inovadores e com benefícios adicionais.

Mercado de cafés

Inclusive, o mercado de cafés no Brasil é vibrante e diversificado. Refletindo o papel central que a bebida desempenha na cultura e no dia a dia dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo interno alcançou um volume de 21,67 milhões de sacas de 60 kg. Isso entre novembro de 2022 e outubro de 2023. A princípio, o volume se divide entre café torrado e moído (95,1%) e café solúvel (4,9%), indicando a preferência por métodos mais tradicionais de preparo.

Em 2024, por exemplo, o consumo interno cresceu 0,16% no primeiro quadrimestre de 2024. Isso em comparação com o mesmo período de 2023. Ou seja, esse aumento reflete o impacto da busca crescente por experiências sensoriais e pelo consumo de cafés premium, um segmento em alta no país.

Sobretudo, a bebida é um hábito diário para a maioria dos brasileiros. Estatísticas da ABIC indicam que 44% consomem a bebida de três a cinco vezes ao dia. Enquanto 29% chegam a seis vezes. Todavia, a preferência pelo consumo é maior logo ao acordar (97%) e após o almoço (78%).

Principais tendências

Em se tratando de novidades e tendências, primeiramente, o mercado explora inovações que unem praticidade, sustentabilidade e saúde.

1. Café especial e gourmet

Acima de tudo, fatores como a crescente demanda por café premium, com fornecimento orgânico e produção sustentável, têm redefinido o mercado. Associados a perfis de sabor únicos e alta qualidade, os produtos especiais atraem consumidores dispostos a pagar preços mais altos. Isto é, impulsionando a receita e a lucratividade para produtores, torrefadores e varejistas.

Apesar disso, apenas 5% dos consumidores globais consomem cafés especiais diariamente, como latte ou americano. Sendo assim, esses produtos ainda são vistos como um mimo ocasional. Paralelamente, a expansão de formatos convenientes, como cápsulas de café, também contribui para a transformação da indústria. Dessa forma, oferecendo praticidade sem comprometer a experiência de qualidade.

Outras novidades

2. Café gelado

De acordo com o relatório National Coffee Data Trends (NCDT) lançado em 2023, o cold brew, ou café gelado, teve um aumento de 300% em popularidade de 2016 a 2023. No Brasil, o consumo dessa bebida tem crescido, principalmente, entre jovens de 16 a 24 anos. Segundo pesquisas da Nielsen a pedido da Nestlé, 18% da Geração Z consome café gelado à tarde e fora de casa.

Esse hábito tem feito cada vez mais cafeterias investirem em receitas variadas. Especialmente com complementos que chamam a atenção das novas gerações, como o chantilly. Tendo em vista o alto consumo de café no país, a Nestlé reforça sua atuação no mercado.

Expansão no mercado global

3. Cafés funcionais 

O mercado de cafés funcionais está em expansão, com diversas marcas oferecendo alternativas inovadoras. A Vybey, do Reino Unido, por exemplo, lançou o Braincare Smart Focus. O café à base de cogumelos combina juba de leão, raiz de maca, cogumelo chaga e açafrão. Isso para melhorar a concentração e reduzir a névoa cerebral, nos sabores cacau e matcha.

No Brasil, a Dolce Fit apresenta o Dolce Collagen. Ou seja, um café enriquecido com 2,5g de colágeno hidrolisado, que promove benefícios como saúde da pele, articulações e fortalecimento de cabelos e unhas.

4. Café descafeinado

O comércio deste produto apresenta perspectivas de crescimento promissoras. Logo, com uma taxa anual projetada de 6,9% até 2033, segundo dados da Future Market Insights.

Entre 2018 e 2022, por exemplo, o segmento já demonstrou um desempenho consistente, registrando um crescimento de 6,3% ao ano.

Cafés RTD

5. Cafés prontos para beber

Segundo dados da Mordor Intelligence, o mercado global de café pronto para beber (RTD) deve crescer a uma taxa composta anual de 7,69% nos próximos cinco anos. Associado à indulgência, sabores inovadores são uma excelente maneira de atrair consumidores. Como resultado, combinações clássicas, como chocolate, baunilha e caramelo, são extremamente populares. Entretanto, há também espaço para opções mais ousadas.

Para fortalecer os cafés RTDs, grandes players do setor têm apostado em embalagens atrativas para impulsionar as vendas. Em outras palavras, oferecendo opções em diferentes tamanhos para atender à conveniência dos consumidores.

(Hub do Café)

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