• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

VÍDEO: Seu Romeu dos Morangos: tradição, luta e tecnologia no campo de Muzambinho

Redação27 de agosto de 20253min0
Produção do “Seu Romeu dos Morangos” cresceu de 10 mil para 100 mil pés e hoje abastece diversas cidades da região

Na zona rural de Muzambinho, a família Dias transformou o cultivo de morangos em uma história de perseverança e sucesso. Sob a liderança de Francisco Romeu Dias, conhecido carinhosamente como “Seu Romeu dos Morangos”, a propriedade familiar chegou a marca de 100 mil pés plantados e hoje garante renda e sustento da família.

Segundo o filho, Luís Otávio Dias, o Tavinho, toda a produção é feita em regime de agricultura familiar, com a participação do pai, da mãe, do irmão, da esposa, da tia e até de um sobrinho.

A família cultiva morangos há 16 anos, mas Seu Romeu admite que o retorno financeiro só veio recentemente. Antes disso, foram muitos desafios: safras perdidas, prejuízos e anos em que “não deu nada”. Hoje, com experiência e técnicas aprimoradas, o agricultor garante que não perde mais nenhum fruto. O que sobra é congelado para produção de polpa.

A trajetória de sucesso também contou com o apoio da Emater-MG. O extensionista Marco Antônio, conhecido como “Marquinho da Emater”, acompanha a família há 26 anos e lembra que Seu Romeu começou pequeno, com apenas 10 mil pés de morango. “Hoje são cerca de 100 mil pés, cada um produzindo em média 1 kg da fruta. É uma atividade de alta produção, com tecnologia e dedicação da família”, afirma.

Além da quantidade, a preocupação está na qualidade. Tavinho destaca que a busca por novas técnicas e inovações é fundamental para manter o padrão.

Atualmente, os morangos produzidos pela família Dias abastecem não só Muzambinho, mas também cidades como Guaxupé, Passos, São Sebastião do Paraíso, Mococa, Tapiratiba, Cabo Verde, Monte Belo e outras localidades do Sudoeste de Minas e interior paulista.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *