• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Conheça os sinais que indicam o início da menopausa, mas são ignorados

Redação4 de setembro de 20255min0
menopausa-6389
Para a médica Eliana Teixeira, a atenção aos sintomas menos óbvios da menopausa é fundamental. Ela ressalta que cada mulher vivencia essa fase de maneira única

Uma série de sintomas físicos, emocionais e metabólicos podem aparecer como uma manifestação da menopausa. Eles variam de mulher para mulher, tanto em intensidade, quanto em duração. Apesar das ondas de calor serem um sinal bastante conhecido e relatado, a médica Eliana Teixeira explica que muitos dos sintomas do início da menopausa não são óbvios.

A especialista detalha que existe a ideia de que as ondas de calor são sempre o primeiro sintoma da menopausa, mas elas começam a aparecer em um estágio mais avançado, quando os outros sinais já estavam em curso. “Muitas mulheres, ao não sentirem ondas de calor, acreditam que não estão vivenciando a menopausa, o que não é verdade. Por isso, a atenção aos sintomas menos óbvios é fundamental”, explica Eliana Teixeira à Itatiaia.

Segundo a médica, alguns sintomas da menopausa podem passar despercebidos pelas mulheres. “A alteração de humor é um dos principais. Durante a transição, mesmo ainda menstruando, a mulher pode apresentar irritabilidade, mudanças comportamentais e instabilidade emocional que, frequentemente, são interpretadas como sintomas de TPM, estresse profissional ou problemas no relacionamento”, destaca.

Outro indício comum, mas pouco associado à menopausa levantado pela médica é a alteração de sono. Os sintomas, segundo Eliana Teixeira, estão diretamente ligados à queda dos hormônios sexuais, principalmente do estrogênio, e influenciam diversos sistemas do organismo.

“Muitas mulheres relatam despertares frequentes, geralmente às 3h30 sem relacionar esse quadro às mudanças hormonais. Também são frequentes a ansiedade e as alterações na composição corporal, como a dificuldade de manter o peso”, destaca.

Segundo Eliana Teixeira, cada mulher experimenta a menopausa de forma única. “Diante de sintomas persistentes ou incômodos, é recomendável procurar orientação médica para avaliar as melhores estratégias de cuidado, que podem envolver desde reposição hormonal até terapias naturais, como fitoestrogênios, além da suplementação de vitaminas e minerais”, afirma a médica.

Outros sintomas

Outros sintomas iniciais da menopausa são a fadiga e a letargia, além de dores articulares, secura vaginal e alterações no ciclo menstrual, que pode se tornar mais curto ou mais longo do que o habitual.

Já no campo emocional, as alterações de humor, ansiedade, depressão e dificuldades para dormir, como a insônia, também indicam o início da menopausa. Segundo a médica, podem surgir outros sintomas, como ganho de peso, especialmente na região abdominal, queda de cabelo e redução da libido.

Alerta sobre o climatério

A menopausa é o período que ocorre entre 45 e 55 anos e marca o fim da fase reprodutiva feminina. A fase é definida pela ausência de menstruação (amenorreira) por 12 meses consecutivos. O processo é determinado de forma retroativa e representa o término, permanente, da menstruação. Antes, ocorre o climatério. O momento antecede a menopausa com diversas mudanças físicas.

“Um dos pontos que mais defendo quando falo sobre o climatério e a transição para a menopausa é a importância de alertar as mulheres sobre sinais que muitas vezes passam despercebidos. Não é raro que elas procurem atendimento psiquiátrico acreditando estar apenas com um quadro de ansiedade ou depressão, quando, na verdade, os sintomas estão diretamente relacionados às alterações hormonais desse período”, ressalta a médica Eliana Teixeira.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *