Lua de Sangue: dia, hora e local do eclipse lunar total em setembro
Neste domingo, 7 de setembro, o céu nos presenteará com um espetáculo único: um eclipse lunar total, também chamado de Lua de Sangue, no qual a Lua adquire uma tonalidade avermelhada. Embora não seja visível da Argentina, o fenômeno poderá ser observado em grande parte do planeta.
De acordo com a NASA, o eclipse acontecerá entre 14h30 e 15h52. Nesse período, a Lua não será visível no país.
No entanto, o fenômeno poderá ser visto em regiões como a Antártida, Austrália, Ásia, no Oceano Pacífico ocidental, Oceano Índico, Europa, leste da América e em parte da África.
O fenômeno ocorre quando a Lua mergulha por completo na sombra umbral da Terra, o que faz com que sua superfície adquira uma cor vermelho-escura. Esse efeito, chamado de Lua de Sangue, acontece porque a atmosfera terrestre dispersa a luz azul, permitindo que apenas os comprimentos de onda vermelhos a atravessem. A intensidade da cor dependerá da presença de poeira ou nuvens na atmosfera durante o evento.
A magnitude do eclipse cobrirá 36% do diâmetro lunar, o que o tornará um espetáculo visual impressionante.
Para os amantes de astronomia na Argentina, será preciso esperar um pouco mais. O próximo eclipse lunar total visível no país será em 3 de março de 2026, quando o céu voltará a se tingir de vermelho.
Fonte: Itatiaia