Whey protein no prato: benefícios e receitas práticas para o dia a dia
O consumo de proteínas é fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo. Elas atuam na formação de músculos, enzimas, hormônios, anticorpos e estruturas celulares. Embora alimentos naturais como ovos, carnes magras, leguminosas e laticínios sejam fontes proteicas importantes, nem sempre é fácil atingir a quantidade ideal por meio da alimentação tradicional, especialmente em rotinas corridas.
Nestes casos, o uso de suplementos proteicos, como o whey protein, pode ser uma solução prática para atingir as necessidades diárias.
Derivado do soro do leite, com alto valor biológico, de rápida absorção e fácil digestão, o suplemento é usado em dietas mais restritivas ou com metas específicas, como hipertrofia ou emagrecimento.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo de suplementos alimentares, como o whey protein, cresceu 25% em 2022, em comparação com 2021. Os dados englobam produtos nacionais e importados.
Já o IBGE identificou uma alta de 3,5% no setor de alimentos para fins especiais, com destaque para bebidas dietéticas (13,4%), adoçantes (11,5%) e concentrados de proteínas.
Neste último grupo, liderado pelo whey protein, o crescimento está diretamente ligado à sua fama como aliado do ganho de massa muscular e do controle alimentar.
“Os suplementos proteicos são usados por atletas e não atletas, por serem proteínas de rápida digestão associadas a ganho de massa e processo de perda de peso, porque ajudam a dar saciedade”, explica Ricardo Oliveira, diretor do Departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em entrevista à revista Veja.
Como implementar em receitas do dia a dia?
Além da conveniência, o whey é um ingrediente versátil, que pode ser incorporado a uma variedade de receitas, desde doces até salgados, transformando refeições comuns em opções mais nutritivas e com maior teor proteico.
Confira algumas opções a seguir!
Panqueca proteica de banana
1 banana madura
2 ovos
1 scoop de whey sabor baunilha
Canela a gosto
Modo de preparo: amasse a banana, misture os ingredientes e leve à frigideira antiaderente até dourar.
Bolo de caneca com whey
1 ovo
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 scoop de whey sabor chocolate
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de leite vegetal ou água
Modo de preparo: misture tudo em uma caneca e leve ao micro-ondas por cerca de 90 segundos.
Omelete proteica com legume
2 ovos
1 scoop de whey sem sabor
1/4 de cenoura ralada
1/4 de abobrinha ralada
1 colher de sopa de cebola picada
Sal e pimenta a gosto
Azeite para untar
Modo de preparo: bata os ovos com o whey até ficar homogêneo. Adicione os legumes, a cebola e os temperos. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e despeje a mistura. Cozinhe em fogo baixo até dourar dos dois lados.
Benefícios para a alimentação
O uso do whey protein está associado a diversos benefícios, como ajudar na recuperação muscular, aumentar a sensação de saciedade e favorecer a perda de gordura ao preservar a massa magra. Também pode melhorar o controle da glicemia pós-refeição e beneficiar a saúde cardiovascular.
Além disso, o suplemento também pode ajudar na cicatrização, prevenir o envelhecimento precoce, controlar a pressão sanguínea e atuar como antioxidante. Ainda assim, é importante ressaltar que o whey protein é um suplemento alimentar, e não um substituto completo da alimentação, e deve ser consumido em conjunto com uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.