Da sala à cozinha: como escolher materiais ideais para cada ambiente

Fazer uma reforma ou uma nova construção em casa é uma tarefa difícil que requer bastante planejamento, cálculos e escolhas estéticas. Um dos pontos que mais levanta dúvidas, especialmente entre os novatos na área, é justamente sobre quais tipos de materiais escolher para cada cômodo, de maneira que tudo fique em harmonia.
Antes de definir materiais como pisos, revestimentos ou móveis, é preciso considerar o uso de cada ambiente. Por exemplo, um material que seria mais adequado para a sala de estar pode não ser o mais indicado para a cozinha ou o banheiro.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais de como se planejar para escolher os materiais ideais para cada cômodo de forma sábia e consciente. Confira!
Pense na funcionalidade
Planejar com base em funcionalidade, manutenção e estilo ajuda a evitar erros e gastos, pois a escolha de materiais na construção ou na reforma não se resume apenas à estética: a durabilidade, a manutenção e o conforto devem ser levados em consideração.
Escolher o material adequado facilita a limpeza e torna a experiência cotidiana mais prazerosa. Por exemplo, se determinado tipo de piso requer esforço extra para ser limpo, pode ser que não seja adequado para quem não tem muito tempo para gastar na limpeza.
Ambientes integrados necessitam de materiais que sirvam a ambos os ambientes, como sala e cozinha integradas. É preciso que o piso e os revestimentos sejam esteticamente bonitos, mas que resistam a sujeira, gordura e lavagem frequentes.
Revestimento de parede
Os revestimentos de parede têm duas funções: proteger as paredes contra respingos e umidade e decorar o ambiente. Revestimentos impermeáveis como azulejos, pastilhas ou ladrilhos hidráulicos são a escolha mais adequada para delimitar a área da cozinha e manter o ambiente fácil de limpar.
Aproveite as bancadas
Na cozinha, toda a superfície de trabalho ajuda. Uma boa forma de otimizar o espaço é incluir uma bancada, seja de pedra ou madeira, para auxiliar no apoio durante o preparo dos alimentos ou para refeições rápidas. Granito, mármore e quartzo são alguns dos materiais mais indicados, por serem resistentes e de fácil limpeza.
O piso faz toda a diferença
O piso é a alma do ambiente. Para a sala e os quartos, utilizar opções de madeira ou laminadas pode trazer maior conforto térmico e aconchego. Já para cozinhas e banheiros, ambientes com mais contato com água, o ideal é investir em piso porcelanato, cerâmicas ou até mesmo pisos vinílicos, para evitar a degradação durante a limpeza.
Áreas externas, com bastante exposição a sol e chuva, pedem revestimentos mais resistentes ainda, como concreto queimado e pedra, mas vale sempre lembrar de verificar a condição do piso quando está molhado, para evitar quedas.
Iluminação
Combinar estilos de revestimentos de móveis com a iluminação certa modifica totalmente a essência de cada ambiente. Móveis de madeira mais rústica necessitam de iluminação quente (lâmpadas amarelas) para trazer mais calor e aconchego ao espaço, enquanto utilizar cores frias pode fazer com que os móveis percam profundidade na decoração.
Já para ambientes como banheiros e áreas de serviço, a iluminação branca traz a sensação de limpeza e frescor.


















