Você sabe o que é café orgânico?
Para atender aos anseios do mercado consumidor e de compradores de todo o mundo, a sustentabilidade faz cada vez mais parte da produção de cafeeira. O objetivo é preservar o meio ambiente, potencializar os benefícios sociais e, ainda, assegurar um produto concebido de forma responsável. Nesse sentido, o café orgânico ganha espaço, pois se apresenta como uma opção sustentável e saborosa.
Café orgânico
Acima de tudo, segundo a Embrapa, o mercado deste grão é predominantemente constituído por consumidores conscientes das questões ligadas à saúde. Entretanto, a produção ganha força pela adesão de um público preocupado com o caráter ambiental e social. Ademais, a imagem de um comércio ético vem sendo progressivamente associada à uma agricultura sustentável e agroecológica.
Seu cultivo usa métodos naturais, como compostagem, rotação de culturas e fertilizantes orgânicos. Como, por exemplo, esterco e polpa de café.
Para você conhecer melhor o produto, o Hub do Café responde 9 perguntas sobre ele. Confira a seguir:
1. O que significa café orgânico?
Antes de mais nada, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) considera que é orgânico o grão produzido sem aplicação de fertilizantes químicos e de defensivos. Ou seja, o que promove a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas.
2. Qual é a diferença do café orgânico para o café comum?
Em primeiro lugar, no grão convencional, o cafeicultor pode usar pesticidas sintéticos e fertilizantes químicos para controlar pragas e aumentar a produção. Ademais, seu processamento utiliza produtos químicos. Ao contrário do orgânico, que é um café livre de defensivos e substâncias sintéticas no geral.
3. Quais são os benefícios do café orgânico?
A produção orgânica diminui a exposição a substâncias tóxicas e estimula a biodiversidade. A princípio, também preserva os antioxidantes do café, que ajudam a prevenir doenças.
E, ainda, oferece grãos com mais nutrientes por conta do uso de fertilizantes naturais que enriquecem o solo.
4. Como plantar café orgânico?
Primeiramente, a etapa inicial é fazer o manejo do solo para esta produção cafeeira. Como os fertilizantes químicos industrializados são banidos, a matéria orgânica é fundamental para a manutenção das características físicas, químicas e biológicas do solo.
Do mesmo modo, a Embrapa orienta que o produtor orgânico deve estar atento aos cuidados relacionados à conservação do meio ambiente. Como, por exemplo, desmatamentos desnecessários ou irregulares, conservação de mananciais e matas ciliares etc.
Após a análise do solo, é preciso seguir outras orientações fundamentais. Entre elas, pois, realizar a compostagem e adubação orgânica, controle de erosão. Além da escolha correta das mudas e manejo integrado de pragas e doenças.
Por fim, há as técnicas corretas de colheita e, depois, os produtores fazem o processamento dos grãos orgânicos e o armazenamento adequado.
5. Como conseguir a certificação?
Para considerar um café orgânico, antecipadamente, é preciso conquistar a certificação. Através dela, o cafeicultor garante a origem e a qualidade do grão, confirmando que seguiu as normas rigorosas da produção orgânica.
Nesse sentido, o Sebrae orienta que, no Brasil, o Decreto 6.323/2007, que regulamenta a Lei 10.831/2003, estabelece o processo de avaliação de conformidade é feito por um organismo credenciado.
Em suma, a certificação ocorre através de auditoria, com inspeções de técnicos capacitados, ou por meio de um sistema participativo de garantia da qualidade orgânica. Dessa forma, integrantes da rede de produção orgânica realizam a avaliação junto de um organismo credenciado.
A Certificação SPG-ABIO, da Associação de Agricultores Biológicos, é uma delas. Outra organização é a Ecocert.
6. Quais são os principais produtores de café orgânico no mundo?
De acordo com a Embrapa, os países que são os principais produtores deste grão são: Brasil, Costa Rica, Peru, México, Guatemala, Nicarágua, EI Salvador e Colômbia.
Por outro lado, os maiores consumidores são: Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Suíça, França, Áustria e Japão.
Além disso, no Brasil, Minas Gerais é o estado pioneiro na produção nacional de café orgânico.
7. O café orgânico é saudável?
Sobretudo, o grão pode ser uma opção mais saudável. Isso porque está livre de resíduos químicos.
8. O café orgânico tem cafeína?
Assim como o café convencional, o orgânico tem cafeína, sim. Aliás, a substância está presente em todas as variedades do grão.
9. Café orgânico: onde comprar?
Em síntese, a venda está cada vez mais ampliada. Inclusive, é possível comprar pela internet, em lojas especializadas e até em supermercados. Há opções de café orgânico em grãos, torrado e moído, de torra média, de acidez média, entre outras.
O ideal, especialmente, é consumir um cafezinho que garanta uma produção sustentável para o planeta.
(Hub do Café)