Pesquisa de Harvard indica hábitos que podem ajudar a ganhar até 10 anos de vida saudável
Uma pesquisa de Harvard acompanhou mais de 100 mil pessoas, durante três décadas, investigando meios de viver por mais tempo, de forma melhor. Eles observaram que pequenas escolhas que fazemos todos os dias pode ter um grande impacto positivo para alcançar esse objetivo.
De acordo com os cientistas, quem adota quatro ou cinco hábitos saudáveis consegue viver, em média, dez anos a mais sem câncer, diabetes ou doenças do coração.
Outra boa notícia do estudo é que não é necessário ser perfeito nesses hábitos, cada novo costume incorporado já traz benefícios mensuráveis. Mesmo em idades avançadas essas mudanças simples ainda tem grande efeito.
Pessoas que, a partir dos 80 anos, passaram a se exercitar mais, não fumar e diversificar a alimentação aumentaram significativamente as chances de chegar aos 100.
Veja 7 hábitos saudáveis que podem ajudar a prolongar a vida (Foto: Reprodução)
Veja alguns desse hábitos:
- Pratica atividades físicas
O corpo humano foi feito para se manter em movimento. Atividades como caminhadas, corridas leves, bicicleta ou natação por 30 minutos na maioria dos dias já reduzem risco de morte precoce. A prática de exercícios de força ajuda a preservar os músculos e ossos, o que garante uma velhice independente.
- Alimentação saudável e variada
Uma alimenteção balanceada, que inclua frutas, verduras, legumes, grãos integrais, oleaginosas e peixes ajuda a reduzir inflamações, regula o metabolismo e fortalece coração e cérebro. A dica e manter o prato mais colorido possível.
- Manter o peso adequado
Diabetes, hipertensão e doenças cardíacas estão diretamente ligadas a gordura abdominal. Manter o peso não é questão apenas de estética, mas de saúde. Mesmo pequenas reduções já trazem grandes benefícios.
- Dormir bem
Uma frequência de noites mal dormidas trazem maior risco de obesidade, diabetes e depressão. O ideal é ter de 7 a 8 horas de sono por noite, em horários regulares, para reduzir inflamação, fortalecer a imunidade e proteger a memória.
- Moderação ou ausência de álcool
Muito álcool aumenta o risco de câncer, cirrose e doenças do coração, por isso, a indicação é beber com moderação.
- Gerenciar o estresse e cultivar vínculos
Inflamação e sobrecarrega do coração pode ser influenciadas pelo estresse crônico. Uma boa forma de gerir esse sentimento é com pausas, meditação, hobbies e bons relacionamentos funcionam como proteção.
- Evitar drogas e substâncias nocivas
Abusar de drogas encurtam consideravelmente a expectativa de vida e comprometem a saúde. Os danos podem ser acumulados de forma silenciosa ao longo de anos, e cobrar o preço mais tarde.
Fonte: ICL Notícias