Dia do Idoso (01/10) – Deficiência de vitamina B12 pode ser confundida com Alzheimer
A vitamina B12 pode ser mais importante do que você imagina, especialmente para pessoas com 60 anos ou mais. A deficiência dessa vitamina, nessa faixa etária, pode estar relacionada a distúrbios neurológicos e cognitivos, como depressão, falta de coordenação e equilíbrio ao caminhar, fadiga, esquecimento, formigamento, perda de sensibilidade e outros sintomas inespecíficos .
Estudos2 sugerem que a deficiência de B12 pode causar até demência em idosos, com sintomas cognitivos bem parecidos com os da doença de Alzheimer. Além da severidade dos sintomas, a deficiência de B12 pode ser silenciosa: ela pode permanecer assintomática por longos períodos, desencadeando uma deficiência crônica que pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis. E o diagnóstico não é tão simples como o de deficiência de vitamina D, por exemplo.
“Muitas vezes, o diagnóstico da B12 sérica pode estar normal, mas há uma deficiência de B12 intracelular. Por isso, existem marcadores no sangue que podem ser utilizados para esse diagnóstico, como o ácido metilmalônico e a homocisteína, que costumam estar elevados em casos de deficiência”, explica a Dra. Rita de Cássia Salhani Ferrari, médica especialista em geriatria e head de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Marjan Farma.
Até 40% dos idosos podem ter deficiência de B12
Segundo o Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre diagnóstico, profilaxia e tratamento da deficiência de vitamina B12 , os idosos fazem parte do grupo de risco para deficiência de B12 : a ausência dessa vitamina entre idosos pode chegar até 40%. Entre as principais causas que podem levar à deficiência estão, além da alimentação insuficiente, o uso de medicamentos que atrapalham a absorção da vitamina, como também algumas doenças e histórico de cirurgia bariátrica. “A deficiência de vitamina B12 parece ser particularmente comum em idosos, principalmente devido à má absorção. Medicamentos como omeprazol e pantoprazol, usados no tratamento da gastrite, e a metformina, indicada para diabetes, dificultam a absorção desse nutriente pelo organismo”, explica a médica geriatra.
Presente em produtos de origem animal — como carnes, peixes, ovos e laticínios —, a vitamina B12 dos alimentos nem sempre é facilmente absorvida em idosos. Isso porque a absorção intestinal é um processo complexo. De olho nisso, os idosos podem necessitar de suplementação da vitamina, conforme prescrição médica, que pode ser feita via intramuscular ou sublingual, sendo esta última com eficácia comparável à injetável, além de ser indolor, de rápida absorção e não passar pelo trato gastrointestinal.
1 Nogueira-de-Almeida, C. A., Fernandes, S. L., Soriano, E. de A., Lourenço, D. M., Zotarelli Filho, I. J., Iucif Junior, N., & Ribas Filho, D. (2023). Consensus of the Brazilian Association of Nutrology on diagnosis, prophylaxis, and treatment of vitamin B12 deficiency. International Journal of Nutrology, 16(1). https://doi.org/10.54448/ijn23111
2 Osimani A, Berger A, Friedman J, Porat-Katz BS, Abarbanel JM. Neuropsychology of vitamin B12 deficiency in elderly dementia patients and control subjects. J Geriatr Psychiatry Neurol. 2005 Mar;18(1):33-8. doi: 10.1177/0891988704272308. PMID: 15681626.
Sobre a Marjan Farma
Com 64 anos de história no mercado farmacêutico, a Marjan Farma atua em todo território nacional, nos segmentos de prescrição médica, suplementos alimentares, fitoterápicos e probióticos, com opções de produtos relevantes no cuidado e prevenção de doenças, essência da vida. A empresa tem forte presença em tratamentos para a saúde feminina, saúde mental, gastrointestinal, metabólica, osteoarticular, cognitiva e energia, com mais de 30 produtos líderes de mercado. Por meio da área de pesquisa e inovação e seu compromisso com a ciência, tem desenvolvido e compartilhado ao longo de sua trajetória estudos científicos para melhoria da qualidade de vida, saúde, bem-estar e longevidade da população, conquistando a confiança da classe médica. A empresa, que tem aproximadamente 1.100 colaboradores, possui uma unidade fabril no bairro de Santo Amaro, na capital paulista.