Como contestar o Pix? Nova função já está disponível nos bancos
Vários bancos já estão com a opção “contestar Pix” disponível em seus respectivos aplicativo. O novo mecanismo, que foi iniciado no dia 1º deste mês, poderá ser acionado em casos de fraude, golpe e coerção. O botão, porém, não poderá ser usado em casos de erros no envio do Pix.
Bancos como Inter, Banco do Brasil, Nubank, Caixa, Itaú e PicPay já estão com a versão disponível. Em todos esses, o usuário deve abrir o aplicativo e ir até a aba do Pix. Lá, haverá a opção de contestá-lo. Veja:
Segundo o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, o mecanismo tem o objetivo de facilitar a contestação de uma transação, sem necessitar de interação humana e aumentando a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista.
“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação”, explicou.
Vale lembrar que o botão não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimentos e erros no envio do Pix. Ele é especificamente usado para casos de fraude e golpe.
Caso os dois bancos envolvidos na transação entendam que se trata de um golpe, a devolução será feita diretamente na conta da vítima em até 11 dias.
Fonte: Itatiaia