Chuva se espalha pelo país e temporais podem atingir regiões
A quinta-feira (9) será marcada pela volta da chuva em diversas regiões do Brasil, com risco de temporais localizados e acumulados elevados, de acordo com a previsão do tempo. As instabilidades atingem especialmente o Sul e o Sudeste, mas também influenciam o tempo no Centro-Oeste, no Norte e em parte do Nordeste. Apesar da chuva em várias áreas, o calor ainda predomina em parte do país, com baixa umidade em regiões do interior.
Sul
O tempo segue instável no Paraná e no norte e oeste de Santa Catarina, com fortes pancadas de chuva ao longo do dia. Há também chance de chuva no litoral catarinense. Já no Rio Grande do Sul, o tempo permanece mais firme, segundo a previsão. As temperaturas caem no centro-sul do Paraná e em Santa Catarina — em Curitiba, a máxima prevista é de apenas 13 °C, com chuva contínua durante o dia.
Sudeste
As instabilidades se espalham por São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e partes de Minas Gerais. Há risco de chuva forte e acumulados elevados no litoral paulista e fluminense. No norte de São Paulo e na divisa com Minas, a chuva pode ser mais volumosa, diz a previsão. No Espírito Santo, a umidade vinda do mar favorece a formação de nuvens carregadas durante todo o dia.
Apesar da chuva em várias áreas, o calor ainda predomina em parte do país, com baixa umidade em regiões do interior (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
O tempo permanece instável no sul, leste e norte de Mato Grosso do Sul, além do norte e centro de Mato Grosso e do centro-sul de Goiás. O calor combinado à umidade mantém as condições para pancadas isoladas, segundo a previsão do tempo. As temperaturas continuam elevadas e, no leste de Mato Grosso e em Goiás, a umidade do ar segue baixa nas horas mais quentes.
Nordeste
A chuva se concentra na faixa leste, com destaque para o litoral da Bahia e de Pernambuco, onde há chance de volumes mais intensos. No agreste baiano e no sul do Maranhão, também pode chover de forma isolada. No interior, o tempo segue seco, com calor intenso e baixa umidade relativa do ar.
Norte
Os temporais persistem em Roraima, Amazonas e Pará. No Amapá e no Acre, o tempo fica mais aberto, mas algumas pancadas podem avançar do Pará em direção ao Tocantins, com intensidade moderada a forte. Em Rondônia, o sol predomina, mas ainda há chance de chuva isolada nas áreas próximas à divisa com Mato Grosso e Amazonas, diz a previsão.
Fonte: ICL Notícias