• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Vestibular de Medicina em Minas Gerais tem concorrência recorde em 2025

Redação29 de outubro de 20257min0
medico-saude-3f4f3e2ab75278
A Universidade Estadual tem quase 300 concorrentes por vaga. Entenda mais sobre a força do curso no Estado

Um dos cursos superiores mais concorridos e respeitados do Brasil, a faculdade de Medicina segue sendo um a mais perseguida do país, muito embora a concorrência tenha caído com o passar dos anos devido ao aumento na oferta de vagas, como mostra o relatório Demografia Médica, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

De acordo com o relatório, a queda de 9,5% no número de candidatos dentro de um período de 10 anos não serviu para diminuir a competição, principalmente quando comparada com os cursos ditos tradicionais, tais como engenharia e direito. Para quem deseja fazer cursar medicina em uma universidade pública, o cenário é ainda mais acirrado.

Algo curioso que o relatório aponta é que quanto menor a cidade do campus menor a concorrência e quanto mais antiga e tradicional a faculdade, maior a razão entre candidato por vaga. Hoje, a maioria das vagas pertencem às faculdades particulares. A opção por particular ou pública cabe ao candidato e deve levar em conta vários critérios.

Minas Gerais conta com muitos dos melhores cursos de Medicina do país. A Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, é uma das mais tradicionais no assunto no país. Em 2025 ingressou com uma grande novidade: o processo seletivo seriado. Nele, os candidatos poderão fazer uma prova por ano do ensino médio para ingressar na Universidade.

30% das vagas serão disponibilizadas para essa modalidade, além de outras formas de ingresso mais comuns, como aquele que usa a nota do SiSU. Esse processo funciona assim: o candidato faz uma prova no primeiro ano correspondente às matérias do primeiro, no segundo uma prova de acordo com as matérias do segundo, e no terceiro faz a última prova.

Medicina lidera concorrência nos vestibulares mineiros

A ideia, segundo a reitoria da UFMG, é diversificar as formas de ingresso e, consequentemente, “[promover] a inclusão de um público ainda mais diverso na universidade”. Em 2024, Medicina foi o segundo curso mais concorrido, com 55,5 candidatos por vaga, só ficando atrás de Biomedicina, com 82,4 candidatos por vaga.

Contudo, não é nem de longe o vestibular mais disputado. O vestibular para medicina da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em Patos, teve 7.878 inscritos para 30 vagas, o que dá uma razão de 262,6 candidatos inscritos por vaga. A FUVEST, vestibular tradicional para ingresso na Universidade de São Paulo, apresentou uma taxa de 96,5 candidatos/vaga.

Principais instituições que oferecem medicina em Minas Gerais

Além de UFMG e UEMG, outras universidades públicas e também particulares oferecem o curso em todo Estado. Vale lembrar que São Paulo e Minas Gerais concentram quase um terço do total de vagas para medicina do país. A unidade de Passos da UEMG, por exemplo, oferece formação generalista.

Atrás da UFMG, que é considerada a melhor faculdade de Medicina de Minas Gerais, está a Universidade Federal de Uberlândia. A faculdade possui convênios com instituições do exterior e até mesmo um hospital próprio que é referência no atendimento. Já a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por sua vez, tem foco em pesquisa.

Há ainda um índice criado pelo MEC para ranquear as faculdades com base em critérios como desempenho dos estudantes, corpo docente e infraestrutura. O CPC, Conceito Preliminar de Curso, é uma média de todos esses conceitos e forma uma nota que vai de 0 a 5.

Nesse índice,  o Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), na cidade de Ubá, fica com nota 5. Logo atrás, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) ficam com nota 4.

O futuro da profissão no Brasil

Minas Gerais possui a segunda maior densidade de médicos do país, cerca de 72 mil, ficando atrás apenas de São Paulo, com mais que o dobro. A projeção do estudo Demografia Médica é que o número de médicos ultrapasse a marca de 1 milhão em 2035, ou seja, que dobre caso se mantenha no ritmo de crescimento que se encontra hoje.Apesar do número, o Brasil sofre com uma proporção baixa de médicos por habitante. Somente Passos em Minas possuía uma média próxima à estipulada pela OCDE, que é de 3,73 médicos. A cidade tem 3,46 médicos por mil habitantes.

O aumento na oferta de vagas é uma forma de trazer mais pessoas para uma carreira tão tradicional, imprescindível e que remunera bem seus profissionais. Contudo, longe de ser fácil. A formação é longa, envolve muito estudo, preparo a longo prazo, renúncias e dedicação.

Contudo, o profissional formado em uma faculdade de Medicina que cumpra com as exigências certamente estará no rumo certo para uma carreira longa e gratificante. Para tanto, precisa de planejamento nos estudos e ter vontade de fazer o bem para seus pacientes, independentemente da área em que se especializar.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *