Novembro Azul: Urologista alerta importância de se fazer o exame preventivo
Chegamos ao Novembro Azul, mês importante de conscientização para a saúde preventiva do homem, no que tange ao combate ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
E durante todo o mês, os Hospitais Icaraí e Hospital & Clínica São Gonçalo estarão com suas fachadas iluminadas na cor azul da campanha.
No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens.
Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país. Dessa forma, é importante que o homem faça os exames de próstata para diagnosticar o mais cedo possível a doença e fazer o tratamento, pois a única cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Segundo o urologista Mauro Nolasco, do Hospital & Clínica São Gonçalo, os principais sintomas do câncer de próstata costumam ser:
* dor óssea;
* dificuldade e dor ao urinar;
* vontade de urinar com frequência;
* presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
“Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, por isso, é importante fazer o exame preventivo, principalmente a partir dos 45 anos”, alerta o médico.
Por isso, o exame de toque retal é o PSA são importantes, assim como outros exames complementares, caso seja detectado suspeita de câncer pelo médico.








