• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

A importância do cuidado com os ossos dos animais

Redação12 de novembro de 20255min0
cao-cachorro-8307833fe29e646f
A alimentação balanceada é capaz de fornecer os nutrientes necessários para a saúde óssea dos pets

Os cuidados com a parte óssea dos animais são fundamentais para a qualidade de vida de cães e gatos e sua mobilidade ao longo da vida. Para os tutores, é preciso se atentar em oferecer uma alimentação adequada, com todos os nutrientes necessários, e proporcionar atividades físicas e brincadeiras fortalecedoras para músculos e ossos, sem sobrecarga.

Um aspecto importante é a escolha segura de ossos de mastigação para pets, pois alguns são perigosos, mas outros contribuem para o bem-estar físico e mental do animal. O cálcio, por exemplo, tem papel fundamental na dieta dos animais, pois ajuda a prevenir doenças ósseas.

Como prevenir problemas ósseos em cães e gatos?

Prevenir problemas ósseos em cães e gatos requer atenção constante ao longo da vida do animal. É preciso saber identificá-los e fazer acompanhamento com veterinário, além de sempre manter o peso dentro do IMC saudável, para não sobrecarregar articulações e acelerar o desgaste dos ossos.

Em animais idosos, o ideal é facilitar o deslocamento do pet com rampas para acessar locais altos, pois saltos forçam as articulações. O exercício físico para os animais, como caminhadas e brincadeiras ativas, é um grande auxílio para fortalecer o corpo e estimular a circulação nas articulações.

Outro cuidado a tomar é evitar pisos escorregadios, em prol de prevenir quedas e possíveis traumas. Para raças com predisposição a problemas ósseos, como border collies, é válido consultar um médico veterinário sobre a suplementação alimentar de nutrientes específicos, como ômega 3 e 6.

Sinais de problemas ósseos em pets

Os sintomas de problemas ósseos são sutis e evoluem com o tempo, se não houver o devido cuidado. Os primeiros alertas são inchaços nos joelhos e dificuldade para caminhar, saltar ou subir escadas. A relutância a uma atividade que o cão gostava de fazer, como passeios, deve ser observada para saber a causa.

Sensibilidade nas articulações e claudicação (andar mancando) podem ser sinal de osteoartrite ou luxação de patela, comum em cães de grande porte. Caso o tutor perceba qualquer sinal, é preciso levar o cão a uma consulta para que o diagnóstico permita iniciar o tratamento adequado e sem evolução de patologias.

A importância do cálcio na dieta de pets

O cálcio é o mineral mais importante para a formação e manutenção dos ossos, e é fundamental na dieta de cães e gatos, desde filhotes até a fase idosa. A carência de cálcio leva ao enfraquecimento ósseo e a doenças como a osteoporose. Porém o excesso também prejudica ao sobrecarregar os rins e alterar o metabolismo saudável.

Para isso, é preciso equilibrar cálcio e fósforo, sempre olhando a tabela nutricional da ração para cachorro e fornecendo uma alimentação balanceada para garantir ossos fortes em todas as idades. Há, também, fontes naturais de cálcio, como sachês de peixes para gatos e derivados de leite.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *