• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Formação de ciclone provoca combo de alertas de tempestade no Brasil

Redação24 de novembro de 20253min0
356473573457456288
Inmet disparou alertas de tempestades para todo o Sudeste e Sul do Brasil

A formação de um ciclone na costa do Sudeste, nesse final de semana, deixa vários estados em alerta para risco de tempestade pelo menos até a manhã desta quarta-feira (26). O aviso foi emitido pelo instituto MetSul.

Nesta segunda (24), no fim do dia, o sistema de baixa se aprofunda junto à costa paulista, reforçando a instabilidade na Região Sudeste e novamente em áreas do Paraná, Santa Catarina e do Norte gaúcho. Amanhã (terça, 25), inicia-se a ciclogênese propriamente dita, com o sistema ganhando força e ainda perto do continente. Nessa fase, o ciclone deve provocar chuva no Leste paulista, no Rio de Janeiro, no Norte e Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Especialmente no território capixaba, há risco de chuva forte e temporais.

“Entre quarta (26) e quinta (27), o sistema estará plenamente configurado no oceano, próximo das coordenadas 27ºS e 35ºO, mais distante da costa e com pressão mínima entre 995 hPa e 997 hPa. A partir daí, o ramo frontal associado ao ciclone avança para o Norte, levando precipitação forte para o Norte do Espírito Santo, Norte de Minas e Sul da Bahia, onde pontos isolados podem registrar volumes muito altos em curto período”, informa o instituto.

Para o restante da semana, as projeções indicam que o ciclone seguirá se afastando rapidamente em direção ao Leste-Sudeste, permanecendo em mar aberto até se dissipar entre 30 de novembro e 1º de dezembro, já muito longe da América do Sul.

Inmet

O Inmet disparou alertas de tempestades para todo o Sudeste e Sul, além de outras regiões, incluindo a classificação vermelha, a mais severa do instituto. Estão nessa condição 56 cidades do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O Inmet prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *