Saúde lança versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa; veja o que muda


O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (2) uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa. Segundo a pasta, o documento passa a incluir informações sobre saúde mental, prevenção de violência, cuidados paliativos e seguridade social.
O material pode ser acessado em versão digital no site do ministério. A previsão é que, ainda neste ano, o documento esteja disponível também no aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, uma versão física da caderneta será distribuída para todo o país.
Em nota, a pasta informou que o material foi reestruturado para se tornar “mais acessível, acolhedor e robusto, funcionando como um elo entre a pessoa idosa, seus familiares e as equipes de saúde”.
“Além de organizar o histórico clínico, o material agora incorpora novos elementos que levam em consideração a diversidade e a realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais”, destacou o ministério.
O que muda
Dentre as novidades incluídas na atualização está o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional, que permite avaliação das condições de fragilidade e necessidades específicas de cada pessoa.
O documento também apresenta conteúdos em fontes maiores e utiliza ilustrações e QR codes para direcionar o usuário e os profissionais a conteúdos complementares de educação em saúde.
O que é a Carteira da Pessoa Idosa
A Carteira da Pessoa Idosa é um documento digital (com QR-Code ou código alfanumérico) que comprova o direito à gratuidade (duas vagas por veículo) ou a, no mínimo, 50% de desconto em passagens de transporte interestadual para idosos com renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos e cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal.
A solicitação pode ser feita online ou presencialmente caso o idoso necessite de auxílio. Após aprovação, o idoso obtém a carteira digital para acesso ao benefício.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoas idosas (60 anos ou mais) com renda individual de até dois salários-mínimos, cadastradas no Cadastro Único.
Ter 60 anos ou mais.
Renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos.
Estar inscrito e com cadastro atualizado no CadÚnico do Governo Federal.
Etapas para a realização deste serviço
Requerer Emissão da Carteira da Pessoa Idosa
O usuário pode emitir livremente a carteira no site oficial via login gov.br ou solicitar auxílio presencial no CRAS.
(Agência Brasil)

















