• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Mercado de trabalho: confira quais são as áreas da saúde com maior demanda por profissionais qualificados

Redação7 de janeiro de 20266min0
negocios-empresa-trabalho-833e000315dd3b9a
Nutrição, odontologia e enfermagem se destacam entre as profissões com maior busca, tanto na saúde pública como na privada

Com crescimento projetado de 9% até 2028 e uma receita de quase R$ 2 trilhões, segundo relatório da Alvarez & Marsal, o mercado de saúde é um dos mais movimentados do Brasil. Investimentos em infraestrutura, novas políticas públicas e aumento dos gastos com cuidados médicos, principalmente por pessoas idosas, são alguns dos motivos para tanto.

A realidade do mercado de saúde hoje

A necessidade por profissionais segue o mesmo ritmo. Em crescimento constante, estudos recentes, como o Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde, realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, apontam para quase 5 milhões de profissionais atuando na área da saúde no país.

Outros relatórios, como o Boletim Radar+SUS, desenvolvido pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, apontam para 11,9 profissionais para cada mil habitantes – um crescimento de 70% em cerca de 15 anos. Esses profissionais estão distribuídos entre saúde pública e privada e incluem diversas atividades, tais como:

  • médicos;

  • enfermeiros;

  • técnicos e auxiliares de enfermagem;

  • psicólogos;

  • nutricionistas;

  • agentes comunitários de saúde (ACS);

  • dentistas.

Logo, a necessidade de bons profissionais qualificados é evidente. Quem se identifica e deseja ingressar na área pode encontrar boas remunerações, valorização e estabilidade. É preciso, contudo, se dedicar. Para começar, é necessário escolher uma entre as diversas especializações da saúde e estudar bastante.

Profissões de maior destaque

Entre as que mais crescem, a enfermagem certamente se destaca. Seja em nível técnico ou superior, é uma das áreas que mais tem absorvido novos profissionais. Podendo atuar em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e laboratórios, esses profissionais desenvolvem diversos trabalhos fundamentais.

Isso inclui desde a coleta de exames laboratoriais e a aplicação de remédios até atividades mais complexas, como em UTIs. Representando algo em torno de 51% da força de trabalho na área da saúde, conta com um piso nacional de cerca de R$ 3.300 para técnicos.

Qualidade de vida e bem-estar são forças motrizes do mercado

Em outra esfera, já na esteira da busca por mais qualidade de vida, cada vez mais, os brasileiros têm procurado os profissionais de nutrição. Com uma remuneração básica próxima à do técnico de enfermagem, é uma profissão em alta. Também dentro da área da saúde, o nutricionista pode atuar no serviço público e/ou privado ou até mesmo como autônomo.

É o profissional que age na prevenção de diversos males, por meio da alimentação correta, promovendo hábitos saudáveis, auxiliando na manutenção da saúde, no emagrecimento e até mesmo no desempenho de atletas.

Estética e saúde na mesma profissão

Outra profissão que envolve saúde e também estética, tal qual a de nutricionista, é a odontologia. Cada vez mais pautada pela tecnologia, é uma área de atuação que tem crescido bastante, principalmente pela busca por procedimentos como a harmonização orofacial.

Contudo, mesmo áreas tradicionais como a ortodontia, a implantodontia e a odontopediatria seguem em alta. Sendo assim, pode-se atuar com correção de mordida, alinhamento de dentes, questões como perda dentária e até mesmo bruxismo e apneia, entre outros problemas.

O profissional de odontologia pode trabalhar em várias frentes, como na saúde pública, privada ou mesmo de forma autônoma. Seu papel na saúde é fundamental, afinal, a saúde bucal é primordial para o bem-estar de todo o corpo.

Para iniciar na área, é primordial realizar um curso que ofereça toda a capacitação e a tecnologia que o mercado exige. De preferência, que possua atividades práticas em laboratórios e que também esteja alinhado com as práticas do Sistema Único de Saúde. Desta forma, a inclusão no mercado de trabalho se dá de maneira muito mais rápida e qualificada.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *