• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Resultado do Enem 2025 deve ser divulgado no dia 16 de janeiro; saiba mais

Redação7 de janeiro de 20264min0
enem-59bb58bf688a7e
As notas poderão ser consultadas na página do participante, por meio do login da conta gov.br

As notas poderão ser consultadas na página do participante, por meio do login da conta gov.br. Neste primeiro momento, não haverá acesso ao espelho da redação, que será disponibilizado apenas após 90 dias.

Com o desempenho no exame, os participantes podem disputar vagas no ensino superior por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que reúne os programas federais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A partir deste ano, os candidatos podem utilizar as notas das três últimas edições do Enem, referentes a 2023, 2024 e 2025, desde que tenham obtido nota acima de zero na redação. É possível escolher até duas opções de curso, e quem não for selecionado na chamada regular pode se inscrever na lista de espera. A inscrição é gratuita e ocorre entre os dias 19 e 23 de janeiro.

Assim como em 2025, o Sisu 2026 contará com apenas uma etapa de inscrição, com seleção única para todas as vagas do ano. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, e os candidatos aprovados, tanto na chamada regular quanto pela lista de espera, deverão realizar a matrícula dentro do prazo estabelecido em edital.

Voltado para instituições privadas, o Prouni concede bolsas integrais e parciais (50%). É necessário ter média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e não ter zerado a redação. A classificação considera as duas edições mais recentes do exame, e o sistema utiliza automaticamente a melhor nota do candidato.

Para bolsas integrais, é exigida renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa.

O Fies possibilita o custeio de cursos em instituições privadas. Podem participar candidatos que tenham feito o Enem desde 2010 e obtido, no mínimo, 450 pontos de média nas provas, sem zerar a redação. A renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até três salários mínimos, e o valor financiado varia conforme a renda do estudante.

Cada estudante pode conferir as etapas necessárias no site de cada programa e faculdade para ingressar no ensino superior de acordo com seus objetivos. Todos os programas utilizam a nota do Enem, mas cada um deles possui edital próprio com particularidades e critérios específicos.

Fonte: Brasil de Fato

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *