• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Ciclone provoca temporais no Sul e calor segue em grande parte do país; veja a previsão

Redação9 de janeiro de 20265min0
chuva_em_sao_paulo-2-960x540
Ciclone extratropical é uma área de baixa pressão organizada em vários níveis da atmosfera, que gera muitas nuvens de chuva e ventos fortes

A previsão do tempo para os próximos dias aponta que o primeiro ciclone extratropical de 2026 deve se formar a partir desta sexta-feira (9) e trazer temporais para os estados do Sul do país. No restante do país, o dia será quente, abafado e com chuva.

Em Porto Alegre, há risco de temporais isolados nesta sexta. Em São Paulo, o sol aparece, as nuvens aumentam e depois vem aquele pacote de chuva forte com rajadas de ventos. No Rio de Janeiro, sol e até 36 graus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas em áreas de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (9).

Nesta sexta-feira (9), a previsão indica chuva em áreas do Nordeste do país. No Maranhão, há expectativa de precipitações. No Piauí, o tempo fica parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada ao longo do estado. No Ceará, pode chover de forma pontual em municípios como Saboeiro, Assaré e Missão Velha.

No Rio Grande do Norte e na Paraíba, o dia será de muitas nuvens, sem previsão de chuva. Em Pernambuco, há possibilidade de precipitações. Já em Alagoas e Sergipe, incluindo as capitais Maceió e Aracaju, a expectativa é de chuva isolada nas áreas litorâneas. A mesma condição é observada na Bahia, com chance de pancadas de chuva forte.

No Norte, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia devem registrar instabilidade ao longo do dia.

Ciclone causa temporais no Sul do país

O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão organizada em vários níveis da atmosfera, que gera muitas nuvens de chuva e ventos fortes. Segundo o Climatempo, o primeiro sistema desse tipo do ano vai se originar de uma baixa pressão atmosférica que se intensifica já nesta sexta-feira (9) entre o Paraguai e o norte da Argentina. Já na madrugada do sábado (10), essa baixa pressão ganha ainda mais força e dá origem ao ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Novo ciclone provoca temporais no Sul Ciclone provoca temporais no Sul e calor segue em grande parte do país; veja a previsão
Novo ciclone provoca temporais no Sul

No domingo (11), o sistema deve se deslocar para o leste, passando sobre o extremo sul gaúcho e, na segunda (12), já deve se afastar para o oceano.

Os três estados do Sul devem ser os mais afetados pelo ciclone, especialmente durante o fim de semana. A expectativa é de chuva volumosa, em poucas horas, e de fortes rajadas de vento. Nesta sexta, áreas do o Rio Grande do Sul devem ter acumulados de até 100 milímetros de chuva em apenas seis horas, com rajadas de até 100 km/h. Há chance de queda de granizo e risco de queda de árvores e alagamentos.

No sábado, a instabilidade atinge os outros estados do Sul.  As pancadas também devem ser fortes no domingo.

Impacto no Mato Grosso do Sul e em São Paulo

A frente fria que vai se formar a partir da passagem do ciclone extratropical deve aumentar as condições de chuva em São Paulo e no Mato Grosso do Sul no domingo. As chuvas podem ser fortes, apesar de isoladas. Os demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste não devem ser afetados nem pelo ciclone nem pela frente fria associada à esse sistema.

Fonte: ICL Notícias

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *