Ministério da Saúde divulga nota sobre risco de contaminação do vírus Nipah no Brasil


O Ministério da Saúde emitiu nesta quinta-feira (29) uma nota sobre o risco de contaminação do vírus Nipah no Brasil. Segundo o órgão, o risco de uma pandemia “é considerado baixo, mesmo que esteja classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de alta patogenicidade”.
O vírus Nipah se tornou um ponto de alerta após a confirmação de dois casos na Índia e mais de 100 pessoas serem orientadas a manter quarentena no país. Esta não é a primeira vez que o Nipah assombra o país, com o último surto registrado em 2023.
A doença pode causar infecções respiratórias agudas e encefalite, uma inflamação no cérebro que causa inchaço. A transmissão ocorre entre humanos e também de animais como morcegos frugívoros e porcos.
A chance de que a doença chegue ao Brasil é considerada baixa. O Nipah está geograficamente restrito às áreas onde os casos já foram identificados, a Malásia, Indonésia e a Índia, e poderia chegar a outros locais no caso de aumento da contaminação entre humanos.
Confira a nota do Ministério da Saúde na íntegra
“O risco de haver uma pandemia com o vírus Nipah (NiV) é considerado baixo, mesmo que esteja classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de alta patogenicidade. O vírus Nipah foi identificado na Malásia em 1999 e circula em países do sudeste asiático. Estes países possuem protocolos de emergência para rápida detecção e controle de surtos, com acompanhamento de um grupo de especialistas coordenado pela OMS. O Ministério da Saúde do Brasil mantém protocolos de vigilância e resposta de emergência para agentes altamente patogênicos, em parceria com instituições como o Instituto Evandro Chagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com participação da OPAS.
O vírus Nipah (NiV) tem sido bastante estudado. Seus hospedeiros são morcegos frutíferos e sua transmissão pode ocorrer por ingestão de alimentos contaminados ou, mais raramente, pelo contato pessoal (vias aéreas) ou por superfícies contaminadas.”
Confira a lista de sintomas do Vírus Nipah
O vírus, temido por ter alta letalidade, pode afetar o sistema nervoso central e gerar diversas inflamações.
O período de incubação, de quando existe a infecção até os sintomas começarem a se manifestar, varia de 4 a 14 dias, estima a OMS. Entretanto, um caso de período de incubação de até 45 dias já foi relatado.
Entre os sintomas causados estão:
Alteração do nível de consciência;
Convulsão;
Febre;
Dor de cabeça;
Náuseas e vômitos;
Possível pneumonia.
Fonte: Itatiaia

















