• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Minas Gerais é líder nacional em número de aprovações no Sisu 2026

Redação5 de fevereiro de 20266min0
escola_alunos_estudantes_3825666
Estado ocupa primeiro pelo terceiro ano consecutivo e consolida resultados das ações de preparação para o Enem desenvolvidas pelo Governo do Estado

As políticas educacionais desenvolvidas em Minas Gerais seguem refletindo em resultados expressivos. O estado foi o que registrou o maior número de vagas preenchidas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, reafirmando a liderança nacional pelo terceiro ano consecutivo. O resultado evidencia o impacto das ações do Governo de Minas voltadas à preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu amplia o acesso às instituições públicas de educação superior. Podem participar candidatos que realizaram o Enem em 2023, 2024 ou 2025, concorrendo às vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.

Na edição de 2026 do Sisu, 271.789 candidatos foram aprovados em todo o país, sendo 129.386 na ampla concorrência, 124.064 na modalidade de cotas e 18.339 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de educação superior. Ao todo, 99,14% das mais de 274 mil vagas foram preenchidas ainda na chamada regular.

Minas Gerais concentrou o maior número de aprovações do país, com 33.778 estudantes selecionados, o que corresponde a aproximadamente 12,43% do total. O número reúne candidatos de diferentes redes de ensino, públicas e privadas, que concluíram o ensino médio no estado, evidenciando o desempenho geral de Minas no acesso ao ensino superior público.

“A educação é uma das prioridades da nossa gestão e liderar, mais uma vez, o número de aprovações do Sisu no Brasil mostra que estamos no caminho certo para garantir um futuro melhor para nossos jovens mineiros”, destacou o governador Romeu Zema.

O vice-governador Mateus Simões atribuiu os resultados à aplicação das políticas públicas do Estado nas instituições “Investimos na estrutura das escolas, nossos professores, na melhoria da didática em sala de aula e, com isso, cada vez mais conseguimos garantir a presença dos nossos estudantes nas universidades”, ressaltou o vice-governador Mateus Simões.

O protagonismo mineiro no Sisu vem se mantendo nos últimos anos. Em 2025, o estado também liderou o ranking nacional, com 33.192 candidatos aprovados. Já em 2024, Minas Gerais registrou 30.465 estudantes aprovados na chamada regular.

“Esse resultado confirma que investir em políticas educacionais estruturadas, com foco na aprendizagem e na preparação dos estudantes para o Enem, faz diferença. Temos trabalhado de forma contínua para garantir que os jovens da rede estadual tenham acesso a oportunidades reais de ingresso no ensino superior”, afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Preparação contínua para o Enem

Os resultados alcançados por Minas Gerais no Sisu são reflexo de um conjunto de ações estruturadas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), voltadas à preparação dos estudantes para o Enem.

Ao longo do último ano letivo, a rede estadual promoveu a aplicação de simulados, testes de redação com correção pedagógica, aulões presenciais e on-line, além da disponibilização de conteúdos digitais, como a plataforma Enem MG, e materiais de apoio alinhados à matriz do exame. As iniciativas tiveram como objetivo garantir equidade de oportunidades, ampliar o acesso à informação e fortalecer o desempenho dos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento.

Destaque na rede estadual

Entre os aprovados no Sisu 2026 está Giovanna Cerboncini, de 18 anos, da Escola Estadual Assis Resende, em Resende Costa, que conquistou o primeiro lugar no curso de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela modalidade de cota destinada a estudantes de escola pública.

Com 920 pontos na redação do Enem, ela contou que a escolha pelo curso está ligada ao interesse em atuar como perita criminal, na polícia científica. O contato com a Farmácia ocorreu durante uma mostra de profissões, quando descobriu as várias possibilidades que a formação oferece.

Giovanna destacou que 2025 foi um ano desafiador, conciliando estudos e trabalho, e ressaltou o apoio recebido ao longo do processo, especialmente de professores, servidores da escola e família. Ela participou de simulados aplicados na escola, semelhantes às condições reais do Enem, realizou testes em casa nos finais de semana e utilizou ferramentas oferecidas pela SEE/MG para o treino de redação.

Sobre a conquista, a estudante afirmou: “Acho que devemos sim comemorar cada vitória, pois só nós sabemos do nosso esforço e do que tivemos que abdicar para alcançar nossos objetivos”.

(Agência Minas)

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *